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A pintura no Brasil nasceu com os primeiros registros visuais do território, da natureza e dos povos nativos brasileiros, realizados por exploradores e viajantes europeus cerca de cinquenta anos após o descobrimento. Os índios já realizavam há muito tempo algumas formas de pintura no corpo, em paredes de grutas e em objetos, mas sua arte não influenciou a evolução posterior da pintura brasileira, que passou a ser dependente de padrões trazidos pelos conquistadores e missionários portugueses (Beuttenmülle,2002).

Olhando as imagens abaixo de pinturas de estilos variados, relacione as pinturas de cada uma das imagens ao respectivo autor.





( ) Tarsila do Amaral.
( ) Arte Primeva.
( ) Mestre Ataíde.

( ) Eckhout.
( ) Beatriz Milhazes.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA, respectivamente.
Segundo a Unesco, Patrimônio cultural imaterial “compreende as expressões de vida e tradições que comunidades, grupos e indivíduos em todas as partes do mundo recebem de seus ancestrais e passam seus conhecimentos a seus descendentes". O Brasil, por ser um país mestiço, se formou com a mistura de muitas raças e etnias, o que se reflete na riqueza de nossa cultura. As danças típicas populares é um dos pontos mais fortes, variando de região para região, o que enriquece ainda mais a cultura brasileira.

Assim, enumere a coluna B pela coluna A.

COLUNA A:

I) Originária do município de Amarante/PI, cavalheiros e damas, formando pares, compõem um círculo e dançam imitando o trote de um cavalo manco. O andamento musical varia entre apressado e moderado e a coreografia às marcações determinadas pela letra: trote apressado, trote requebrado, batidas de pés, galope saltitante etc. A letra pode ainda ser improvisada, o que influi na coreografia dos dançadores.

II) Dança desenvolvida por homens, mulheres e crianças. Os dançarinos formam uma grande roda e dão passos para dentro e para fora do círculo, provocando ainda um deslocamento do mesmo no sentido anti-horário.
III) Uma dança típica das festas juninas. É originária de velhas danças populares de áreas rurais da França (Normandia) e da Inglaterra. Foi introduzida no Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro, possivelmente em 1820, por membros da elite imperial. Durante o Império, era a dança preferida para abrir os bailes da Corte. Depois popularizou-se saindo dos salões palacianos para as ruas e clubes populares, com o povo assimilando a sua coreografia aristocrática e dando-lhe novas características e nomes regionais.
IV) Embora esteja praticamente em todo Nordeste, é em Pernambuco que adquire expressão mais significativa. Dança individual que não distingue sexo, faixa etária, nível socioeconômico, frequenta ruas e salões no carnaval pernambucano, arrastando multidões num delírio contagiante.
V) Dança das mais recorrentes no Maranhão, é caracterizada pela presença da umbigada, que recebe o nome de “punga". Desenvolvida com os dançadores em formação circular, a coreografia é executada de forma individual e consta de sapateios e requebros voluptuosos, com todo o corpo, terminando com a “punga", batida no abdômen de outro participante da roda.

COLUNA B:
( ) Ciranda.
( ) Frevo.
( ) Quadrilha.
( ) Cavalo Piancó.
( ) Tambor de Crioula.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
A música popular brasileira é resultado da confluência cultural de três etnias: o índio, o branco e o negro, dos quais herdamos todo o instrumental, o sistema harmônico, os cantos e as danças. Como manifestação cultural expressiva, ela surgiu no início do século XIX, nos principais centros do então Brasil Colônia, notadamente Rio de Janeiro e Bahia, entoada por pessoas que cantavam modinhas e lundus ao violão, ao piano ou acompanhadas por bandas instrumentais (DINIZ,2006).
Em relação à música popular brasileira, enumere a coluna B pela coluna A.
COLUNA A:
I) Surgiu das festas e comemorações feitas nos fundos dos quintais do subúrbio carioca. Historicamente, era o nome das festas de escravos nas senzalas. Foi do bairro de Ramos, no subúrbio carioca, que esse tipo de música surgiu para as rádios, as gravadores e os canais de televisão. Só apareceu na mídia depois que Beth Carvalho, numa quarta-feira de 1978, foi, a convite do ex-volante do Vasco da Gama, Alcyr, à quadra do bloco Cacique de Ramos para conhecer um grupo de músicos que faziam essa música bacana.
II) Pode ser considerado como a primeira música urbana tipicamente brasileira. A composição instrumental dos primeiros grupos era baseada na trinca flauta, violão e cavaquinho. Para José Ramos Tinhorão, a expressão pode derivar da maneira de se tocar as músicas estrangeiras no final do século XIX e os que a apreciavam passaram a classificá-la dessa forma.
III) Foi o primeiro gênero popular brasileiro a ser divulgado com sucesso fora do país, há 250 anos. A música de Caldas Barbosa, para desespero dos eruditos poetas portugueses (Bocage, Nicolau, Tolentino, Filinto Elisio e outros), era uma verdadeira coqueluche nos saraus da corte.
IV) De início, o termo era apenas relativo a um novo modo de cantar e tocar samba naquela época, ou seja, a uma reformulação estética dentro do moderno samba carioca urbano. Com o passar dos anos, tornou-se um dos movimentos mais influentes da história da música popular brasileira, conhecido em todo o mundo.
V) É um ritmo e dança típicos da Região Nordeste do Brasil, praticada nas festas juninas e outros eventos. É geralmente associado o nome como uma generalização de vários ritmos musicais do Nordeste. COLUNA B: 1. ( ) Modinha.2. ( ) Choro.3. ( ) Forró.4. ( ) Pagode.5. ( ) Bossa Nova.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
Existem indícios de que o homem dança desde os tempos mais remotos. Todos os povos, em todas as épocas e lugares dançaram. Dançaram para expressar revolta ou amor, reverenciar ou afastar deuses, mostrar força ou arrependimento, rezar, conquistar, distrair, enfim, viver! (TAVARES,2005).

Analise as assertivas abaixo.

I) As danças que aconteciam nos palácios em comemorações à corte no século XVI chegaram ao Brasil com D. João VI que fugindo da invasão napoleônica, trouxe, na bagagem, professores de dança.
II) Chamada de “idade das trevas" pelos humanistas do Renascimento, a Idade Média foi, para a dança, um período próspero. Nessa época, a Igreja tornou-se autoridade constituída.
III) O rei Henrique VIII, da Inglaterra, (1638-1715) proporcionou um grande desenvolvimento para a dança. Exímio bailarino criou vários personagens para si próprio, como deuses e heróis. Sua grande aparição foi como “Rei-Sol", aos catorze anos de idade, no balé real A Noite. O personagem derrotava as trevas, usando um traje de plumas brancas.
IV) O balé nasceu da união das acrobacias dos profissionais e da leveza e graça da dança das festas da aristocracia.
V) O embrião da dança moderna é tradicionalmente associado à estadunidense Isadora Duncan (1878-1927), mas na realidade ela nasce quase que simultaneamente em dois países: Estados Unidos, não somente com Isadora, mas também com Loïe Fuller (1862-1928) e Ruth St. Denis (1877-1968), e na Alemanha, com Rudolf Laban (1879-1958) e Mary Wigman (1886-1973).

Marque a alternativa que apresenta as assertivas CORRETAS.
A música, (...), ocupa no Brasil um lugar privilegiado na história sociocultural, lugar de mediações, fusões, encontros de diversas etnias, classes e regiões que formam o nosso grande mosaico nacional. Além disso, a música tem sido, ao menos em boa parte do século XX, a tradutora dos nossos dilemas nacionais e veículo de nossas utopias sociais (NAPOLITANO,2002).
Em relação a música no Brasil, enumere a coluna “B" pela coluna “A".

COLUNA A:

I) Considerado o maior movimento de Educação Musical de massas no Brasil, ligava-se ao ideário escolanovista e tinha sua imagem profundamente ligada ao governo de Getúlio Vargas. Teve à frente o maestro Villa-Lobos.
II) É a composição mais conhecida de Chiquinha Gonzaga e aquela de maior sucesso.
III) No começo uma dança “licenciosa e indecente" trazida pelos escravos bantos, acabou sendo apropriada pelas camadas médias da corte, transformando-se numa forma-canção e numa dança de salão. Geralmente, tinha o andamento mais rápido que a modinha e uma marca rítmica mais acentuada e sensual, sendo uma das primeiras formas culturais afrobrasileiras reconhecidas como tal.
IV) Surgida em agosto de 1965, a partir de um programa televisivo exibido pela TV Record, em São Paulo, apresentado pelo cantor e compositor Roberto Carlos, conjuntamente com o também cantor e compositor Erasmo Carlos e da cantora Wanderléa, deu origem a toda uma nova linguagem musical e comportamental no Brasil.
V) Foi um movimento cultural brasileiro que surgiu sob a influência das correntes artísticas da vanguarda e da cultura pop nacional e estrangeira (como o pop-rock e o concretismo). Os maiores representantes foram Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil, Torquato Neto, Os Mutantes e Tom Zé.

COLUNA B:

1) ( ) Jovem Guarda.
2) ( ) Tropicalismo.
3) ( ) Lundu.
4) ( ) Canto Orfeônico.
5) ( ) Ó Abre Alas.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo.