Filtrar


Questões por página:
Imagem associada para resolução da questão

“Eu vou mostrar, eu vou mostrar / que o povo paulista também sabe sambar, / Eu sou paulista, gosto de sambar, / a Barra Funda também tem gente bamba, / somos paulistas e sambamos pra cachorro, / pra ser sambista não precisa ser do morro”. Trecho adaptado do samba “Eu vou mostrar”, de Geraldo Filme.
O Samba Paulista foi o primeiro patrimônio imaterial do Estado de São Paulo oficialmente reconhecido pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico.
As afirmativas a seguir justificam corretamente a classificação do Samba Paulista como patrimônio imaterial do Estado de São Paulo, à exceção de uma. Assinale-a.
Como disparador da organização dos processos pedagógicos, o componente Arte no Ensino Médio visa a garantir uma “experiência sensível dos sujeitos em relação ao espaço, ao tempo, ao som, à ação, às imagens, ao próprio corpo e aos diferentes materiais. Essa dimensão articula a sensibilidade e a percepção, tomadas como forma de conhecer a si mesmo, o outro e o mundo. Nela, o corpo em sua totalidade (emoção, percepção, intuição, sensibilidade e intelecto) é o protagonista da experiência”.
Adaptado de Currículo da cidade: Ensino Médio: Área de conhecimento: Linguagens e suas tecnologias– São Paulo: SME / COPED,2021. São Paulo (SP), p.54.
O trecho caracteriza uma dimensão do conhecimento do componente Arte no Ensino Médio denominado de
Observe a planta e o corte da igreja moçárabe do século X de San Cipriano, em Valladolid (Espanha) e identifique os elementos arquitetônicos apontados pelas setas.
Imagem associada para resolução da questão

Os elementos arquitetônicos 1,2 e 3 são, respectivamente,
A respeito do valor pedagógico das danças afro-brasileiras em contexto escolar, é correto afirmar que valorizam uma dimensão
“O avanço da presença indígena na academia e a revisão do cânone artístico têm fomentado a inserção de trabalhos produzidos por povos originários em museus de arte, ampliando sua presença para além de coleções etnográficas e arqueológicas. No Brasil, esse movimento ganhou força nos últimos anos. Instituições como a Pinacoteca e o Museu de Arte de São Paulo investem na aquisição de obras, organizam mostras e contratam curadores indígenas com a proposta de repensar seus acervos”.
Adaptado de QUEIROZ, Christina. Conquista de Território,2021, apud https://revistapesquisa.fapesp.br/conquista-de-territorio/
O fenômeno descrito é impulsionado pelo(a)