Questões de Concurso
Filtrar
                
                  230 Questões de concurso encontradas                
                
                
                  Página 40 de 46                
                
                      Questões por página:
    
                    
                
              
              
            
            Questões por página:
    
                    
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Educação Artística                    
                  
                  
                
              
             Um dos bens imateriais sob análise para obter o registro é a esquina mais famosa da cidade de São Paulo: o cruzamento entre as avenidas São João e Ipiranga. 
 
 
O instrumento legal que viabiliza a constituição do repertório de bens culturais integrantes do universo do patrimônio cultural a ser reconhecido, preservado e valorizado pelo Poder Público é denominado de
 
    
O instrumento legal que viabiliza a constituição do repertório de bens culturais integrantes do universo do patrimônio cultural a ser reconhecido, preservado e valorizado pelo Poder Público é denominado de
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Educação Artística                    
                  
                  
                
              
            
“Eu vou mostrar, eu vou mostrar / que o povo paulista também sabe sambar, / Eu sou paulista, gosto de sambar, / a Barra Funda também tem gente bamba, / somos paulistas e sambamos pra cachorro, / pra ser sambista não precisa ser do morro”. Trecho adaptado do samba “Eu vou mostrar”, de Geraldo Filme.
O Samba Paulista foi o primeiro patrimônio imaterial do Estado de São Paulo oficialmente reconhecido pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico.
As afirmativas a seguir justificam corretamente a classificação do Samba Paulista como patrimônio imaterial do Estado de São Paulo, à exceção de uma. Assinale-a.
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Educação Artística                    
                  
                  
                
              
             Como disparador da organização dos processos pedagógicos, o componente Arte no Ensino Médio visa a garantir uma “experiência sensível dos sujeitos em relação ao espaço, ao tempo, ao som, à ação, às imagens, ao próprio corpo e aos diferentes materiais. Essa dimensão articula a sensibilidade e a percepção, tomadas como forma de conhecer a si mesmo, o outro e o mundo. Nela, o corpo em sua totalidade (emoção, percepção,  intuição, sensibilidade e intelecto) é o protagonista da experiência”.  
Adaptado de Currículo da cidade: Ensino Médio: Área de conhecimento: Linguagens e suas tecnologias– São Paulo: SME / COPED,2021. São Paulo (SP), p.54.
O trecho caracteriza uma dimensão do conhecimento do componente Arte no Ensino Médio denominado de
    Adaptado de Currículo da cidade: Ensino Médio: Área de conhecimento: Linguagens e suas tecnologias– São Paulo: SME / COPED,2021. São Paulo (SP), p.54.
O trecho caracteriza uma dimensão do conhecimento do componente Arte no Ensino Médio denominado de
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Educação Artística                    
                  
                  
                
              
             Observe a planta e o corte da igreja moçárabe do século X de San Cipriano, em Valladolid (Espanha) e identifique os elementos arquitetônicos apontados pelas setas. 
 
 
Os elementos arquitetônicos 1,2 e 3 são, respectivamente,
 
    
Os elementos arquitetônicos 1,2 e 3 são, respectivamente,
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Educação Artística                    
                  
                  
                
              
             A respeito do valor pedagógico das danças afro-brasileiras em contexto escolar, é correto afirmar que valorizam uma dimensão