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“As manifestações artísticas e culturais modernistas atravessam as décadas de 1920 a 1960 na busca por garantir o espaço puramente brasileiro na preservação de sua cultura e de sua produção artística. (...) Observam-se estas propostas principalmente nas manifestações dos artistas paulistas integrantes de um grupo cultural e político que tentava colocar em prática as ideias de Antonio Gramsci, marxista italiano. Estas ideias afirmavam que os artistas e intelectuais deveriam integrar seus produtos ao povo e à sociedade industrial, pois estes tinham papel fundamental na revolução da sociedade industrial.” (ASSUNÇÃO e VASCONCELOS,2015, p.115)

Leia as assertivas sobre a arte contemporânea brasileira e preencha as lacunas com V para verdadeiro ou F para falso.

( ) Importante ressaltar um novo conceito radical em que a abstração de formas geométricas é uma criação como meio de expressão – com o suporte integra-se também à pintura –, e não simplesmente uma representação geométrica, que une forma e conteúdo. Neste sentido, a arte passa a ser vista como um produto fruto da sociedade manufatureira. Por exemplo, entre os artistas, encontramos profissionais da área de design industrial cujo objetivo era ter uma atuação artística, intelectual ou política presente na conjuntura desenvolvimentista do país.
( ) Com as diferenciações políticas e culturais dos artistas concretos cariocas, abriram-se outras perspectivas para a arte concreta como a liberdade criativa, o experimentalismo de práticas artísticas e a expressão humanista, representados na I Exposição Nacional de Arte Concreta em 1956, de onde surge a fusão do neoconcretismo, movimento autenticamente brasileiro com a matriz europeia pelas questões da expressão cultural.
( ) O neoconcretismo foi um movimento de artistas brasileiros que começou em 1957 no Rio de Janeiro, com a pretensão de revitalizar a linguagem geométrica por meio da ênfase no caráter intuitivo e experimental da prática artística. O grupo neoconcreto é constituído a partir de uma cisão interna no movimento concretista brasileiro e anuncia uma nova posição frente à tradição construtiva no Manifesto Neoconcreto publicado em 1959 no Jornal do Brasil, assinado por Amilcar de Castro, Ferreira Gullar, Franz Weissman, Lygia Clark e Lygia Pape.
( ) Na história da arte no Brasil, temos o neoconcretismo como um movimento de ruptura com o modernismo, pois rompe com a tradição construtiva, rompendo também, definitivamente, com os cânones das belas-artes, uma vez que sua produção artística é de estranheza a estes padrões. Os neoconcretistas pretendiam, portanto, demonstrar que os modelos vindos do estrangeiro sofrem modificações ao entrar em solo cultural brasileiro.

Assinale a alternativa que traz a sequência CORRETA:
“O conjunto dos movimentos e estilos artísticos são registrados a partir do Classicismo até a contemporaneidade. Requer o entendimento de que toda época tem suas características e que as diferenças entre as épocas não se implantam de uma só vez, nem se fazem na sociedade toda, pois ainda hoje existem cidades que ainda vivem na Idade Média. As diferenças e semelhanças são motivadas por fatores sociais característicos dessas épocas, como o pensamento social, as tecnologias conhecidas e os materiais disponíveis.” (ROCHA,2011, p.21)

Leia o texto a seguir e complete as lacunas com os movimentos e/ou estilos artísticos corretos:

“O ____________ das civilizações greco-romanas, por exemplo, não foi absorvido pelo ____________ a partir de uma data determinada, até porque, entre o período clássico e a renascença, existiu a Idade Média, que durou aproximadamente dez séculos e cuja arte se caracterizou, principalmente, por idéias transcendentais, realizadas, dentre outras manifestações, por uma arquitetura marcada pela grandeza das catedrais góticas e seus vitrais. Essa longa duração da Idade Média sedimentou conhecimentos e comportamentos. Era possível, então, que a obra de um artista renascentista tivesse também traços da arte medieval. Entre o ____________ e a contemporaneidade, surge o ____________. Após o estudo do ____________ como fenômeno artístico-religioso, será estudado o, ____________ que surge buscando, no passado, mais uma vez, o ‘paraíso perdido’ as formas e os conteúdos vividos na arte clássica greco-romana, que já tinham sido objeto de resgate pelo Renascimento. Esse retorno recorrente se explica porque o ____________ (a arte greco-romana) era considerado como o lugar da beleza e do bem, que formavam a própria beleza idealizada. O ____________, o ____________ e o ____________ estão tratados aqui com suas diferenças quanto ao uso das cores, tipo de inserção e pensamento sociais. A revolução do ____________ interpõe-se ao ____________. O primeiro utilizava a ciência através dos resultados das pesquisas óticas, buscando, na luz, a cor pretendida e as técnicas para obter os resultados desejados; o segundo movimento, por sua vez, acreditava que a arte sai da consciência do artista, numa explosão que ele imprime no mundo, na sua tela ou em outro suporte.” (ROCHA,2015, p.21)

Assinale a alternativa que traz a sequência CORRETA:
“A concepção de multicultura atravessa entendimentos sobre as várias formas de representação cultural dos povos humanos, tendo como objetivo levar a um movimento para a valorização das culturas e das artes, principalmente as que eram e continuam a ser desconhecidas e negligenciadas por culturas hegemônicas nos países. A educação para um entendimento multicultural, afirma Mason (2001, p.47), trabalha com a visão de que a variação cultural deve ser representada e transmitida no sistema escolar para que as crianças a identifiquem e aceitem a diversidade cultural nas sociedades em que vivem, convivendo cotidianamente com as diferenças, seja através de perspectivas sobre a arte e o design de outras culturas, seja através da possibilidade de elas terem os meios para melhor perceber a sua própria cultura.” (ASSUNÇÃO e VASCONCELOS,2015, p.51)

Sobre a diversidade cultural do Brasil, assinale a alternativa CORRETA:
“(...) em direção ao termo grego aisthesis, que significa justamente sensação ou sentimento, talvez nos seja dado obter um dos primeiros sentidos de que se revestiu a palavra estética; e isso, não por acaso, devido à “inexatidão” mesma daquilo que ela conta veicular. Implicando a confluência de impressões sensíveis elementares, assim como de um sem-número de delicados estados internos de prazer – ou desprazer -, a apreciação estética não depende, para instaurar o campo de suas representações, da clareza e da distinção do objeto a que se refere.” (BARROS,2010, p.11 e 12)

Leia as assertivas a seguir acerca da reflexão sobre estética na arte:

I- Sobre a reflexão filosófica sobre a arte: refletir significa, em rigor, separar, dividir, ou, para utilizar um léxico condizente com a física, provocar o retorno de um determinado feixe fazendo-o incidir sobre uma superfície que o isola de um outro meio. Para aquilo que nos importa, basta lembrar que tal retorno equivale à volta do pensamento sobre si mesmo, momento em que, ao separar os objetos de suas respectivas intuições, o ser humano põe-se em contradição com o mundo exterior e dá, como dizia Schelling, “o primeiro passo em direção à filosofia”.
II- Sócrates pretende nos levar no diálogo Hípias Maior, momento em que, a contrapelo do sofista, torna operatória a distinção conceitual entre o Belo e os exemplos distintos de beleza. Pavimentado por um realismo imediato, o caminho trilhado pelo Hípias consiste em assinalar, mediante exemplos, diferentes candidatos à beleza: “Aquilo que é belo, Sócrates, para falar com toda verdade, é uma bela virgem” (PLATÃO,1921, p.17). Ou ainda: “É com todo direito que o próprio deus declara as éguas belíssimas” (Id. ibid., p.17). Até mesmo um pote, quando fabricado por um bom oleiro, teria que ser reputado belo. Afinal: “Como denegar a beleza àquilo que é belo? - Isso é impossível, Sócrates” (Id. ibid., p.18). Mas, em vez de questionar a pertinência ou não de cada representação individual, Sócrates trata de inseri-las, por meio do método interrogativo, numa visão de conjunto segundo a qual a beleza “em si” não é evidente ao homem do senso comum, fazendo intervir uma reflexão que se instala noutro patamar.”
III- A presença objetiva da beleza seria atestada, apenas pelo olho e não pela alma, única capaz de isolar o que não pode ser mais isolado: aquilo pelo qual todas as coisas são levadas a parecerem belas, seja uma égua, uma virgem ou um belo pote. Suprassensível em seu fundamento, a bela Forma não estaria nem neste objeto nem naquele outro em particular, mas naquilo que já não pode ser considerado à parte depois de termos apartado tudo o mais, enfim, na abstração mesma do que os objetos têm de distintivo e singular.

Está(ão) CORRETO(S):
“No início do século XIX, as descobertas científicas na área de ótica e química convergiram para a produção de uma nova forma de arte: a fotografia. Em 1826, o químico francês Nicéphore Niépce (1756 - 1833) fez a primeira imagem fotográfica que sobreviveu, uma vista do pátio de sua casa. Para obter a imagem nublada, Niépce deixou uma placa de estanho polido em exposição durante oito horas.” (STRICKLAND,1999, p.92)

Leia as assertivas abaixo sobre a evolução da fotografia:

I- Luis-J.-M. Daguerre (1789-1851), inventou um processo mais prático de fotografia em 1837. Sua primeira fotografia, “Natureza-morta”, era uma vista brilhantemente detalhada de um canto do seu ateliê, que ficou em exposição por apenas 1 minuto.
II- William Henry Fox Talbot (1800-77), aperfeiçoou ainda mais o processo da fotografia com sua invenção dos calotipos, ou negativos da fotografia.
III- Em 1851, um processo chamado “chapa molhada” reduziu o tempo de exposição para segundos e produziu impressões quase tão exatas quanto as de Daguerre.
IV- Por volta de 1858 a fotografia instantânea substituiu o daguerreótipo e nos anos 1880, as câmeras portáteis de mão e o filme em rolo roubaram a cena.

Está(ão) CORRETO(S):