Filtrar


Questões por página:
“É necessário procurar e repensar caminhos que nos ajudem a desenvolver uma educação musical que considere o mundo contemporâneo em suas características e possibilidades culturais. Uma educação musical que parta do conhecimento e das experiências que o jovem traz de seu cotidiano, de seu meio sociocultural e que saiba contribuir para a humanização de seus alunos.” (PCN de Arte,1998, p.79)

Sobre o ensino e aprendizagem de música nas escolas, assinale a alternativa correta:
Nosso país sempre produziu arte, mesmo antes de sermos colonizados. Essa necessidade de interpretar e expressar pensamentos e as formas de apreensão está em todas as culturas do mundo. Leia as assertivas abaixo sobre a expressão e identidade cultural brasileira e preencha as lacunas com V para verdadeiro ou F para falso:

( ) É por meio da arte e seus símbolos que podemos nos compreender melhor e conhecer o nosso próprio país.
( ) As manifestações artísticas brasileiras nos revelam o processo de emancipação e de constituição de nossa identidade, pela assimilação, transformação e reelaboração das matrizes estéticas trazidas de fora pelos colonizadores.
( ) Para usufruir de tudo que a arte brasileira nos proporciona, tanto quando produzimos como quando apreciamos, precisamos desenvolver habilidades relacionadas à observação, atenção, memória, análise, síntese, orientação espacial, sentido de dimensão, pensamento lógico e pensamento criativo. Tais habilidades nos permitem perceber como os elementos da linguagem artística foram organizados.
( ) A arte produzida no Brasil não pode ser considerada arte brasileira, pois tem grande carga de influência europeia (como o Barroco, por exemplo), dessa forma a única arte genuinamente brasileira é aquela produzida pelos povos originários, antes da colonização.

Assinale a alternativa que traz a sequência CORRETA:
Berthold Brecht (1898-1956), dramaturgo judeu-alemão, dedicou-se a pensar novos rumos para o teatro de seu tempo. Sobre Brecht e seu teatro revolucionário, preencha as lacunas com V para verdadeiro ou F para falso:

( ) Brecht pensou em um teatro que se constituísse em instrumento de luta política na defesa do ideal anarcomarxista e da propaganda explícita das novas relações de trabalho e poder nas sociedades socialistas comunistas criadas a partir da revolução russa de 1917.
( ) Brecht criou também a peça didática, que consiste em peças voltadas para o ensino de teatro nas escolas, onde as peças abordam temas didáticos de outras disciplinas eletivas do currículo.
( ) Criou o chamado teatro épico que não buscava envolver afetivamente o público, mas sim distanciando-o pelo efeito de estranhamento da realidade cenicamente apresentada.
( ) O novo teatro épico de Brecht exigia uma dramaturgia que lhe permitisse cumprir a função de conscientizar o público da luta entre classes sociais antagônicas no capitalismo.

Assinale a alternativa que traz a sequência CORRETA:
“Foi em clima de otimismo e crença na transformação da sociedade que nasceu o cinema brasileiro moderno, do qual o ______________ foi um exemplo maior. Os cinemanovistas - formados nas sessões dos cineclubes, na crítica cinematográfica produzida nas páginas de cultura dos jornais e, sobretudo, nas ongas e constantes discussões em torno do cinema e da realidade do país, desejavam, acima de tudo, fazer filmes, ainda que fossem ‘ruins’ ou ‘mal feitos’, embora ‘estimulantes’, conforme opiniões da época.” (MASCARELLO,2006, p.289)

Sobre o cinema brasileiro, assinale a alternativa que preenche a lacuna corretamente:
“Museus de arte podem abraçar manifestações artístico-culturais que se substantivem por meio dos movimentos, de suas relações bi/tridimensionais ou do som, tais como pinturas, teatro, música, dança, desenhos, cinema, expressão corporal, fotografias, escultura etc., levando em conta que as diferentes linguagens se expressam de forma singular com seus veículos próprios de significação.” (LEITE,2015, p.12)

Os museus de arte são espaços de cultura e educação. Analise as assertivas abaixo acerca do papel dos museus:

I- O acesso aos bens culturais é meio de sensibilização pessoal que possibilita, ao sujeito, apropriar-se de múltiplas linguagens, tornando-o mais aberto para a relação com o outro, favorecendo a percepção de identidade e de alteridade.
II- Quando se fala de relação sujeito-obra, podemos dizer que a ida ao museu avançou nos últimos anos com a possibilidade de ver um CDROM com obras de arte ou visitas virtuais pela internet. Ter acesso a vídeos, CD-ROMs etc., para ampliar nossas possibilidades e nosso contato com as diferentes linguagens. Essa experiência virtual substitui a experiência de estar no museu físico.
III- Os museus, historicamente, foram criados por e para os setores dirigentes, na maioria das vezes com objetos provenientes de saques e conquistas. Sua estrutura guardava, e suas mensagens ideológicas objetivavam, a manutenção do status quo. O acesso era restrito a eleitos mediante a argumentação de que o povo não se interessava pelos instrumentos de cultura, não sabendo comportar-se nos museus.
IV- O papel educativo dos museus diz respeito a uma proposta que tenha como pressuposto o direito de todos os cidadãos à educação permanente, em todas as dimensões culturais, sem esquivar-se da dimensão crítica do conhecimento. O museu é, então, uma das instâncias educativas da sociedade – entendendo a educação como indissociável da cultura.

Está(ão) CORRETO(S):