Filtrar


Questões por página:
Considere a descrição a seguir:
Antônio José de Barros Carvalho e Mello Mourão nasceu em 1952, em Palmares, Pernambuco, viveu e trabalhou no Rio de Janeiro. Além de ser um dos primeiros artistas contemporâneos a expor em um dos mais importantes museus da história da arte mundial, o Museu do Louvre, reuniu uma coleção multifacetária que compunha trabalhos com vídeos, gravuras, esculturas e ilustrações, sempre valorizando o poder das sensações e ao mesmo tempo das palavras, que eram um ponto característico de suas obras. Participou de várias exposições como a Bienal de Veneza, em 1982, e Documenta de Kassel, em 1992. Hoje, o trabalho do artista está nos acervos do MoMA, em Nova York; do Museum of Fine Arts de Houston; do Centre Pompidou, em Paris; do Barcelona Museum of Contemporary Art, e da Tate Modern, em Londres. Em 2012, o Instituto Inhotim (Brumadinho, MG) inaugurou um segundo pavilhão dedicado à sua prática.
É CORRETO afirmar que a descrição se refere à:
Sabe-se da importância da Semana de Arte Moderna no Brasil. Participaram deste movimento diversos artistas, expressando-se em pinturas e desenhos, esculturas, arquitetura e música. Na música, o principal representante do canto orfeônico no Brasil, por volta da década de 30, foi um compositor que “[...] acabou transformando a aula de música numa teoria musical baseada nos aspectos matemáticos e visuais do código musical com a memorização de peças orfeônicas [...]”. (PCN,1997, p.26).
É CORRETO afirmar que se trata de:
Qual das alternativas abaixo melhor define a importância do estudo da História da Dança na Educação Básica?
Leia o texto a seguir:

A nacionalização de tradições africanas é um dos grandes temas da afrodescendência no Brasil. Convivem ao mesmo tempo modelos antigos e ancestrais de uma África, que é verdadeiramente documental e histórica, com outra África, que nasce de idealizações e de concepções mais recentes, e que também são formadoras de identidades. Nesses contextos, os chamados reinados ou reinados do Congo são revividos anualmente em festas religiosas e nos ciclos do Carnaval.

(J. Sabino e R. Lody, Danças de matriz africana: antropologia do movimento,2011)

No caso específico do Recife, os reinados estão presentes nos grupos de
A primeira instituição museológica pública do Estado de São Paulo foi