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Concurso:
Prefeitura de Araraquara - SP
Disciplina:
Educação Artística
“Ao trabalhar a passagem de uma forma corporal para a outra, estaremos realizando movimentos que aqui denominamos de trajetórias (passagem de um ponto até outro). A trajetória é tão (ou mais) importante que a forma do corpo, pois é na trajetória que o movimento (portanto, a dança) acontece. É na trajetória que se dá a variação da qualidade do movimento.” (FERREIRA, 2012. p.81)
Leia as assertivas a seguir sobre as trajetórias do corpo na cinesfera e preencha as lacunas com verdadeiro ou falso:
( ) A cinesfera é uma figura geométrica dinâmica criada pela teoria de Rudolf Laban.
( ) A esfera ao redor do corpo cuja periferia pode ser alcançada por meio dos membros facilmente estendidos, sem dar um passo além do ponto de suporte, quando em pé em uma perna, o que podemos chamar de base de apoio. Somos capazes de desenhar o limite de uma esfera imaginária com nossos pés tanto quanto nossas mãos. Quando nos movemos para fora dos limites de nossa cinesfera original, criamos uma nova base de apoio.
( ) As trajetórias são limitadas e é preciso primeiramente entender a técnica da cinesfera para que possamos direcionar essas trajetórias. O professor é parte essencial nessa construção de trajetórias, pois é o mesmo que direciona os corpos em suas trajetórias.
( ) A cinesfera pode variar de tamanho. Assim, uma cinesfera grande implica movimentos bem amplos, e uma cinesfera pequena, movimentos pequenos, bem próximos do centro do corpo.
Leia as assertivas a seguir sobre as trajetórias do corpo na cinesfera e preencha as lacunas com verdadeiro ou falso:
( ) A cinesfera é uma figura geométrica dinâmica criada pela teoria de Rudolf Laban.
( ) A esfera ao redor do corpo cuja periferia pode ser alcançada por meio dos membros facilmente estendidos, sem dar um passo além do ponto de suporte, quando em pé em uma perna, o que podemos chamar de base de apoio. Somos capazes de desenhar o limite de uma esfera imaginária com nossos pés tanto quanto nossas mãos. Quando nos movemos para fora dos limites de nossa cinesfera original, criamos uma nova base de apoio.
( ) As trajetórias são limitadas e é preciso primeiramente entender a técnica da cinesfera para que possamos direcionar essas trajetórias. O professor é parte essencial nessa construção de trajetórias, pois é o mesmo que direciona os corpos em suas trajetórias.
( ) A cinesfera pode variar de tamanho. Assim, uma cinesfera grande implica movimentos bem amplos, e uma cinesfera pequena, movimentos pequenos, bem próximos do centro do corpo.
Concurso:
Prefeitura de Araraquara - SP
Disciplina:
Educação Artística
“Hernández (2007, p.22), ao referir-se aos estudos das artes visuais, sugere a utilização da expressão “Cultura visual”, por tratar-se de uma visão diferenciada sobre o mundo da visualidade.” (OLIVEIRA,2010, p.37)
De acordo com Fernando Hernandéz, assinale a alternativa que descreve o que é Cultura Visual.
De acordo com Fernando Hernandéz, assinale a alternativa que descreve o que é Cultura Visual.
Concurso:
Prefeitura de Araraquara - SP
Disciplina:
Educação Artística
“_______________ (1573 - 1610) não se interessava pela beleza clássica - a dos deuses da mitologia grega ou dos membros da aristocracia - que tanto encantou os artistas do Renascimento. Para ele, não havia ligação entre beleza e aristocracia, e seus modelos eram vendedores, músicos ambulantes, ciganos; enfim, gente do povo. O que melhor caracteriza sua pintura é a utilização original da luz: ela não aparece como reflexo da luz solar, mas é criada de modo intencional para direcionar a atenção do observador. Isso é tão fundamental em sua obra que ele é considerado importante pintor da luz.” (PROENÇA,2005, p.100)
O texto refere-se a um pintor do período barroco, assim, assinale a alternativa que preenche a lacuna corretamente:
O texto refere-se a um pintor do período barroco, assim, assinale a alternativa que preenche a lacuna corretamente:
A respeito do significado da pintura corporal indígena, considere o trecho a seguir:
Os grafismos corporais objetivam facilitar a transformação de um corpo para dotá-lo das qualidades sociais requeridas. Por meio de técnicas variadas e complexas são efetivadas amplas mudanças corporais, algumas das quais relacionadas a uma elaboração estética, geralmente reunidas sob a expressão “decoração” corporal. A elaboração do corpo é produzida tanto por pinturas de base vegetal, como por tatuagens, escarificações, adornos plumários e corte de cabelo. Constituindo parte essencial do processo de transformação da pessoa, essas técnicas comunicam diferentes intenções e são específicas de cada povo indígena.
Adaptado de VAN VELTHEM, L. H. Artes indígenas: Notas sobre a lógica dos corpos e dos artefatos. In: Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares, v.7, n.1, p,2010, p.62.
Com base no trecho, assinale a afirmativa que interpreta corretamente o sentido social da pintura corporal para as sociedades indígenas.
Os grafismos corporais objetivam facilitar a transformação de um corpo para dotá-lo das qualidades sociais requeridas. Por meio de técnicas variadas e complexas são efetivadas amplas mudanças corporais, algumas das quais relacionadas a uma elaboração estética, geralmente reunidas sob a expressão “decoração” corporal. A elaboração do corpo é produzida tanto por pinturas de base vegetal, como por tatuagens, escarificações, adornos plumários e corte de cabelo. Constituindo parte essencial do processo de transformação da pessoa, essas técnicas comunicam diferentes intenções e são específicas de cada povo indígena.
Adaptado de VAN VELTHEM, L. H. Artes indígenas: Notas sobre a lógica dos corpos e dos artefatos. In: Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares, v.7, n.1, p,2010, p.62.
Com base no trecho, assinale a afirmativa que interpreta corretamente o sentido social da pintura corporal para as sociedades indígenas.
A respeito dos principais traços da dança moderna em comparação ao balé clássico, assinale a afirmativa correta.