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139 Questões de concurso encontradas
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Concurso:
Prefeitura de Jaguaquara - BA
Disciplina:
Pedagogia
A trajetória histórica da educação brasileira revela a presença de diferentes concepções pedagógicas, entre elas a tradicional, a tecnicista e a progressista. Uma delas é a pedagogia proposta por Dermeval Saviani. Nesse sentido, é correto afirmar que:
Concurso:
Prefeitura de Jaguaquara - BA
Disciplina:
Pedagogia
A respeito das ambiguidades entre as propostas da Escola Tradicional e da Escola Nova, assinale a alternativa que expressa corretamente a tensão central entre os dois modelos pedagógicos:
Concurso:
IF Sertão - PE
Disciplina:
Pedagogia
Em suas aulas de Educação Física no Ensino Médio Integrado de um IF, a professora Jaqueline propôs aos estudantes uma análise comparativa entre vídeos de aulas de ginástica funcional em academias, apresentações de ginástica rítmica de alto rendimento e registros históricos sobre a ginástica no século XIX. A atividade foi mediada pela leitura comentada de excertos do livro “A Imagem da Educação do Corpo: estudo a partir da ginástica francesa no século XIX”, de Carmen Lúcia Soares (1998). A intenção era evidenciar como a racionalidade técnica, positivista e disciplinadora ainda estrutura determinadas práticas corporais contemporâneas. Com base nesse contexto pedagógico e nas reflexões teóricas de Soares (1998), analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A ginástica do século XIX contribuiu para a construção de um modelo corporal burguês, marcado pela utilidade, sobriedade e autodomínio, o que pode ser identificado hoje em práticas como a ginástica laboral, que objetiva a produtividade e a prevenção de doenças funcionais no ambiente de trabalho.
( ) A crítica aos “excessos do corpo” presentes no discurso higienista oitocentista encontra ressonância em práticas atuais como a ginástica artística, nas quais a espontaneidade e a desorganização corporal são incentivadas como sinais de liberdade expressiva.
( ) A crença na ciência como instância reguladora da vida corporal, típica do positivismo oitocentista, permanece presente em práticas como a ginástica funcional, que utiliza parâmetros biomecânicos e fisiológicos para medir e aperfeiçoar o desempenho corporal.
( ) A racionalidade moderna da ginástica oitocentista influenciou a criação de sistemas pedagógicos que compreendem o corpo como expressão simbólica e subjetiva, baseando-se em teorias fenomenológicas e críticas ao modelo mecanicista.
( ) Assim como no século XIX, práticas de ginástica contemporânea muitas vezes operam com padrões de normalização e ajustamento corporal, apagando diferenças étnico-raciais, de classe, de gênero e de capacidades, e reforçando um ideal normativo de corpo eficiente e produtivo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) A ginástica do século XIX contribuiu para a construção de um modelo corporal burguês, marcado pela utilidade, sobriedade e autodomínio, o que pode ser identificado hoje em práticas como a ginástica laboral, que objetiva a produtividade e a prevenção de doenças funcionais no ambiente de trabalho.
( ) A crítica aos “excessos do corpo” presentes no discurso higienista oitocentista encontra ressonância em práticas atuais como a ginástica artística, nas quais a espontaneidade e a desorganização corporal são incentivadas como sinais de liberdade expressiva.
( ) A crença na ciência como instância reguladora da vida corporal, típica do positivismo oitocentista, permanece presente em práticas como a ginástica funcional, que utiliza parâmetros biomecânicos e fisiológicos para medir e aperfeiçoar o desempenho corporal.
( ) A racionalidade moderna da ginástica oitocentista influenciou a criação de sistemas pedagógicos que compreendem o corpo como expressão simbólica e subjetiva, baseando-se em teorias fenomenológicas e críticas ao modelo mecanicista.
( ) Assim como no século XIX, práticas de ginástica contemporânea muitas vezes operam com padrões de normalização e ajustamento corporal, apagando diferenças étnico-raciais, de classe, de gênero e de capacidades, e reforçando um ideal normativo de corpo eficiente e produtivo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Concurso:
IF Sertão - PE
Disciplina:
Pedagogia
A educação profissional no Brasil possui uma trajetória marcada por transformações sociais, econômicas e políticas, refletidas em diversos marcos legais e institucionais. Sobre essa constituição histórica e legal, assinale a alternativa INCORRETA.
Concurso:
Prefeitura de Marechal Floriano - ES
Disciplina:
Pedagogia
A história da educação no Brasil é marcada por diferentes concepções pedagógicas que, em cada contexto histórico, expressam os interesses sociais, políticos e econômicos predominantes. Entre essas concepções, destacam-se a pedagogia tradicional, a pedagogia tecnicista, a pedagogia progressista (em suas vertentes libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos) e as abordagens contemporâneas baseadas na inclusão e na diversidade. Considerando o desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas no Brasil, assinale a alternativa que apresenta corretamente uma característica distintiva da pedagogia crítico-social dos conteúdos, conforme difundida a partir da década de 1980.