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Leia o fragmento a seguir.
“Uma região produtora de algodão, de café ou de trigo. Uma paisagem urbana ou uma cidade de tipo europeu ou de tipo americano. Um centro urbano de negócios e as diferentes periferias urbanas. Tudo isto são paisagens”.
(Extraído de SANTOS, Milton. Pensando o espaço do homem. São Paulo: EDUSP,5ª. ed.,2007.
Em relação à definição de paisagem pelo geógrafo Milton Santos, analise as afirmativas a seguir.
I. A paisagem é o resultado de um acúmulo de tempos. Em cada lugar esse acúmulo é diferente: os objetos não mudam no mesmo lapso de tempo, na mesma velocidade ou na mesma direção.
II. A paisagem abrange dois tipos de elementos. Os objetos naturais, tais como a água e as plantas, e os objetos criados, que são testemunhas do trabalho humano tanto no passado quanto no presente.
III. A paisagem altera-se continuamente para acompanhar as transformações da sociedade. As formas são alteradas, renovadas e suprimidas para dar lugar a outras formas que atendam às novas necessidades da estrutura social.
Está correto o que se afirma em
SANTOS, Milton. Pensando o espaço do homem. São Paulo: EDUSP,2009, p.66.
Avalie se são condições necessárias para que as transformações vislumbradas por Milton Santos ocorressem em bases mais justas:
I. O reconhecimento, por parte dos detentores do aparelho do Estado e do mercado, da necessidade de modificar a subordinação dentro do sistema internacional. II. A inclusão do homem, em bases locais, para exercer a planificação do espaço, isto é, a produção de um espaço do homem. III. Dar nova finalidade às formas geográficas concebidas com um fim capitalista, garantindo a sua finalidade social.
Está correto o que se afirma em
I. Privilegiar não tanto o conteúdo e, sim, o raciocínio. II. Enfatizar que mais importante do que memorizar os conceitos é saber como obtê-los. III. Privilegiar uma mera descrição dos fatos e dos lugares. IV. Levar os educandos a conhecer o mundo em que vivem em todas as suas escalas, tendo em vista a cooperação e a convivência harmoniosa. V. Incentivar o mero acúmulo de conhecimentos geográficos.
Sobre as estratégias para se romper com a crise do ensino de geografia no século XXI, está correto o que se afirma em
De acordo com Moreira (2010, pág.8), provavelmente foi Estrabão (64 a.C. – 24 d.C.) o criador da geografia. Porém, se pensarmos apenas na geografia moderna, podemos afirmar que sua origem se deu no século XIX, principalmente com o florescimento das universidades e das sociedades de geografia e os trabalhos de Humboldt e Ratzel. A partir de então diversas correntes de pensamento têm se sucedido como, por exemplo, geografia moderna; tradicional; quantitativa/teórica/nova geografia; crítica/radical; e, humanista. Sobre a corrente de pensamento tradicional, podemos afirmar que o seu fundamento está no(a):