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Considerando as concepções do pensamento geográfico, julgue o item que se segue.


O pensamento geográfico que emergiu ao final da década de 70 do século XX no Brasil apresentou novas temáticas, de matriz marxista, fenomenológica e humanística, e, nesse contexto, a geografia crítica do geógrafo francês Yves Lacoste fez profundas críticas ao ensino da geografia escolar.


Em 1903, o ministro das relações exteriores, conhecido como Barão do Rio Branco, e o governo boliviano assinaram o Tratado que tornou oficial a anexação do Acre ao Brasil.

Esse tratado ficou conhecido como:
A Geografia é uma área de conhecimento comprometida em tornar o mundo compreensível para os alunos, explicável e passível de transformações. Neste sentido, assume grande relevância dentro do contexto dos Parâmetros Curriculares Nacionais, em sua meta de buscar um ensino para a conquista da cidadania brasileira. As temáticas com as quais a Geografia trabalha na atualidade encontram-se permeadas por essa preocupação. (...) Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/geografia.pdf
A produção acadêmica em torno da concepção de Geografia passou por diferentes momentos, gerando reflexões distintas acerca dos objetos e métodos do pensar e fazer geográfico. Em conformidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais, os fundamentos que estruturam o ensino e aprendizagem de Geografia:
Na aula seguinte de Geografia, o Professor Pedro pediu que os alunos descrevessem suas observações em campo, e que abordassem conceitos de paisagem. Uma aluna levantou a mão e colocou que para ela, “a paisagem são os morros e as colinas, são os solos, é o riacho que corria no fundo daquele vale... São também as árvores, o ar puro e os pássaros voando.” Assinale a alternativa que apresenta o conceito de paisagem descrito pela aluna, de forma correta:
“Em meio aos desdobramentos do processo de redemocratização após a Ditadura Militar no cenário brasileiro, Estados e municípios construíam suas propostas curriculares. Em 1988, no Estado de São Paulo é publicada a proposta curricular criada pela Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP). Na Geografia, a proposta contou com uma equipe de professores que visava realizar uma reorientação metodológica com base em princípios fundadores da disciplina, iniciativa conhecida, na época, como Geografia Crítica” (CABRAL; CECIM, STRAFORINI,2021). No que concerne ao movimento de renovação do ensino de Geografia no fim dos anos 1980, baseado na Geografia Crítica, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Buscava desenvolver no aluno a capacidade de observar, analisar, interpretar e pensar a realidade visando sua transformação.
( ) Visava levar ao aluno a compreensão do espaço geográfico produzido pela sociedade, suas desigualdades e contradições.
( ) Apontava para a ênfase na formação do cidadão e em sua capacidade de transformação social a partir de uma visão crítica da realidade.
( ) A realidade do aluno não importava em um ensino crítico, pois era fundamental analisar apenas a sociedade como um todo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.