Filtrar


Questões por página:
A partir de uma visão crítica do espaço geográfico, o ensino de Geografia tem contribuído, entre outras coisas, na formação de indivíduos que compreendam as transformações no território e as relacionem com os conteúdos estudados. É correto afirmar que
Em seu livro “Pensar pela Geografia: ensino e relevância social” (2019), Lana de Souza Cavalcanti propõe um percurso didático para a mediação no ensino de Geografia. Nesse percurso a atividade de aula é considerada o centro do trabalho (podendo ser uma hora-aula na escola ou várias aulas) e tem como referência uma unidade de conteúdo, com começo, meio e fim. O percurso didático é um processo não linear e suas dimensões devem ser compreendidas como partes articuladas de um todo.
As três dimensões do percurso didático proposto por Lana Cavalcanti (2019) consistem nas ações de
Leia o fragmento a seguir.
Quando as aulas de Geografia se limitam a uma apresentação das atualidades, consideramos que se exclui a possibilidade de construção de uma leitura de mundo a partir de um raciocínio pautado em categorias e conceitos articulados como constitutivos dessa área de conhecimento. Nesse processo de exclusão, um acontecimento ou fato - o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, Minas Gerais, em 2019, por exemplo - é apresentado aos alunos e demandado posteriormente em avaliações e processos de seleção apenas como resposta factual, isolado de outros contextos. Da geografia, frequentemente, há a priorização de seu princípio mais primário.
(Adaptado de CECIM, Jéssica da Silva Rodrigues; STRAFORINI, Rafael. O conhecimento Geográfico Escolar e as articulações entre a realidade do aluno e o conteúdo de atualidades. Boletim Goiano de Geografia,2022, v.42).
O princípio da Geografia ao qual os autores se referem no final do fragmento acima é a
A didática da Geografia envolve diferentes estratégias pedagógicas, tais como a aprendizagem baseada em problemas e o ensino por investigação.
Sobre as diferentes estratégias pedagógicas relacionadas à didática da geografia, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A ação de resolver problemas demanda processos cognitivos com acentuado fluxo de associações e informações no cérebro. ( ) As estratégias pedagógicas baseadas na resolução de problemas exigem cooperação e autonomia dos alunos na construção de hipóteses, críticas e argumentos. ( ) A abordagem da aprendizagem baseada em problemas limita as possibilidades de escolha do percurso de aprendizagem de determinados conteúdos geográficos.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Leia o fragmento a seguir.
“Ao defendermos a tese de que o pensamento espacial é um conteúdo procedimental, entendemos que ele se constitui de três campos de conhecimentos ‘amalgamados’, associados a uma situação geográfica que estimulará o estudante a argumentar com consistência por meio do vocabulário geográfico, e que passa a ser um procedimento que estimula o raciocínio geográfico e a atribuição de sentido aos conteúdos”.
(Adaptado de CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella; PAULA, Igor Rafael de. O papel do pensamento espacial na construção do raciocínio geográfico. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v.10, n.19,2020, p.294-322).
Sobre a definição de conteúdo procedimental adotada pelas autoras, assinale a afirmativa correta.