Filtrar


Questões por página:
(Concurso Milagres/2018) Para romper com sua tradição filosófica e adquirir o status de ciência, a psicologia deveria possuir um objeto de estudo específico, observável e mensurável. A psicologia científica nasce, quando passa a atender aos padrões científicos da época e preconiza uma psicologia “sem alma”. Essa psicologia científica perpassou por escolas até que as abordagens teóricas se estabelecessem. Seriam estas escolas:
(Concurso Milagres/2018) Sobre a história da psicologia moderna, analise as afirmativas abaixo. I. É atribuída a “fundação” da Psicologia experimental ao alemão Wilhelm Wundt. Ele Tentava demarcar um “novo domínio da ciência”. Ficando conhecido por seus experimentos em Leipzig, embora o berço de seus estudos tenha se dado em Heidelberg. II. John Locke concordava que tínhamos “faculdades inatas”, como a capacidade de raciocínio, mas não aceitava a opinião de descartes de que as ideias pudessem ser consideradas produtos inatos. Seriam, pois, resultante da experiência. Neste sentido, nasceríamos como uma folha de papel em branco. III.A contribuição de Darwin à psicologia foi a teoria da evolução, a qual promoveu entre os psicólogos norte-americanos um modo de pensar que acabou por chamar-se estruturalismo. IV. E. B. Titchener considerava a análise da consciência em seus elementos estruturais fundamentais. A psicologia seria, para este estudioso, a ciência da estrutura da mente humana. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas CORRETAS.
(Concurso Milagres/2018) A psicologia tem suas raízes na filosofia. Mesmo 2300 anos antes do advento da psicologia, já ocorriam as primeiras tentativas de sistematizá-la. Neste período, podemos destacar o importante pensador que assim como seus predecessores que postulavam sobre a Psiché, ampliou este cenário de discussões chegando a estudar a razão, a percepção e as sensações.
Leia as afirmativas abaixo:
I. A abordagem existencialista de Jean-Paul Sartre permite refletir sobre as possibilidades de atuação da Psicologia a partir de uma concepção histórico-dialética de homem, segundo a qual o sujeito só pode ser compreendido mediante sua história individual e seu contexto social e cultural.
II. Para o existencialismo, o homem é um ser-no-mundo (Sartre,1978a), o que significa que ele é dotado de um corpo e de uma consciência, através dos quais se relaciona com o meio, estabelecendo relações que caracterizam sua existência. A partir do estabelecimento das relações com os outros, que medeiam suas relações com as coisas, com o tempo e com seu próprio corpo, o homem tem a possibilidade de construir sua personalidade, de essencializar-se.
III. Para a abordagem existencialista os seres humanos são seres sociais por excelência. A estrutura social em que o indivíduo está inserido fornece o horizonte no qual encontrará os parâmetros para construir sua singularidade, apropriando-se ativamente de um conjunto de práticas sociais, de valores, de conhecimentos, de ideologias e de afetos histórica e culturalmente constituídos.
IV. Para Sartre (1978b), o homem define-se pelo seu projeto. Esse ser material supera perpetuamente a condição que lhe é dada; revela e determina sua situação, transcendendo-a para objetivar-se, pelo trabalho, pela ação ou pelo gesto (p.177), possibilitando-lhe estar sempre lançado para um determinado futuro.
Assinale a alternativa correta:
A origem do termo “antropologia” é grega, anthropos significa homem e logos estudo, ciência, isto é, estudo do homem. Além da antropologia outras ciências também estão interessadas no estudo dos seres humanos, como a biologia, a filosofia, a história, a psicologia, a sociologia, dentre outras. Então o que fazem os antropólogos de diferente? Que atribuições específicas os antropólogos assumiram no estudo do ser humano? Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
I.A antropologia tem focalizado as semelhanças e as diferenças entre os homens, ou seja, tem adotado um ponto de vista comparativo.
II.Concentrou ao longo do tempo as suas investigações sobre os povos chamados não-ocidentais (“primitivos”), espalhados nas mais remotas regiões do planeta, enquanto os outros estudiosos concentraram-se na análise dos povos ditos “civilizados”. Mas é cada vez maior o número de antropólogos pesquisando suas próprias comunidades e costumes atuais
III.A pesquisa antropológica abrange um período até bem antes da história escrita, visando esclarecer o máximo possível as origens e a evolução pré-alfabética do ser humano e seus costumes.
IV.Ao tratar destas vastas perspectivas de espaço e tempo, estuda a espécie humana de forma integral, ou seja, tanto sob suas características físicas (biológicas), como culturais e sociais.
V.A partir deste enfoque totalista, os antropólogos buscam generalizações sobre o homem e seu comportamento, analisadas em todas as suas dimensões. Colaboram fornecendo materiais a outros pesquisadores que possuem interesses mais especializados e servem-se também do conhecimento destes estudiosos.