Filtrar


Questões por página:
Leia as afirmativas abaixo:
I. A abordagem existencialista de Jean-Paul Sartre permite refletir sobre as possibilidades de atuação da Psicologia a partir de uma concepção histórico-dialética de homem, segundo a qual o sujeito só pode ser compreendido mediante sua história individual e seu contexto social e cultural.
II. Para o existencialismo, o homem é um ser-no-mundo (Sartre,1978a), o que significa que ele é dotado de um corpo e de uma consciência, através dos quais se relaciona com o meio, estabelecendo relações que caracterizam sua existência. A partir do estabelecimento das relações com os outros, que medeiam suas relações com as coisas, com o tempo e com seu próprio corpo, o homem tem a possibilidade de construir sua personalidade, de essencializar-se.
III. Para a abordagem existencialista os seres humanos são seres sociais por excelência. A estrutura social em que o indivíduo está inserido fornece o horizonte no qual encontrará os parâmetros para construir sua singularidade, apropriando-se ativamente de um conjunto de práticas sociais, de valores, de conhecimentos, de ideologias e de afetos histórica e culturalmente constituídos.
IV. Para Sartre (1978b), o homem define-se pelo seu projeto. Esse ser material supera perpetuamente a condição que lhe é dada; revela e determina sua situação, transcendendo-a para objetivar-se, pelo trabalho, pela ação ou pelo gesto (p.177), possibilitando-lhe estar sempre lançado para um determinado futuro.
Assinale a alternativa correta:
A origem do termo “antropologia” é grega, anthropos significa homem e logos estudo, ciência, isto é, estudo do homem. Além da antropologia outras ciências também estão interessadas no estudo dos seres humanos, como a biologia, a filosofia, a história, a psicologia, a sociologia, dentre outras. Então o que fazem os antropólogos de diferente? Que atribuições específicas os antropólogos assumiram no estudo do ser humano? Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
I.A antropologia tem focalizado as semelhanças e as diferenças entre os homens, ou seja, tem adotado um ponto de vista comparativo.
II.Concentrou ao longo do tempo as suas investigações sobre os povos chamados não-ocidentais (“primitivos”), espalhados nas mais remotas regiões do planeta, enquanto os outros estudiosos concentraram-se na análise dos povos ditos “civilizados”. Mas é cada vez maior o número de antropólogos pesquisando suas próprias comunidades e costumes atuais
III.A pesquisa antropológica abrange um período até bem antes da história escrita, visando esclarecer o máximo possível as origens e a evolução pré-alfabética do ser humano e seus costumes.
IV.Ao tratar destas vastas perspectivas de espaço e tempo, estuda a espécie humana de forma integral, ou seja, tanto sob suas características físicas (biológicas), como culturais e sociais.
V.A partir deste enfoque totalista, os antropólogos buscam generalizações sobre o homem e seu comportamento, analisadas em todas as suas dimensões. Colaboram fornecendo materiais a outros pesquisadores que possuem interesses mais especializados e servem-se também do conhecimento destes estudiosos.
Sobre a Psicologia Experimental, assinale a alternativa incorreta:
No texto “O que é a psicologia?” (1956), o filósofo Canguilhem fez uma das críticas mais contundentes aos projetos que pretendem encontrar um grande princípio unificador de toda a Psicologia, de modo que seria mais prudente falarmos em Psicologias, uma vez que ela se constituir na sua multiplicidade. Nesse sentido, é preciso que cada psicólogo domine minimamente conceitos de diversas psicologias. Dentre as asserções abaixo, é INCORRETO afirmar que:
Segundo Herrman Ebbinghaus, a psicologia é uma ciência com um longo passado, mas com uma curta história. Isso porque, embora ela seja reconhecida como disciplina autônoma e científica no século XIX, a Psicologia tem uma longa construção histórica. Nessa perspectiva, ela é forjada a partir de pressupostos filosóficos, mesmo que esses não sejam sempre explicitados. Nesse sentido, a respeito da história da psicologia anterior ao século XIX, é INCORRETO afirmar que: