Filtrar


Questões por página:
O Integralismo, movimento de extrema direita, foi iniciado em 1932, era inspirado em ideais fascistas e tinha como principal líder o jornalista Plínio Salgado. Durante esse período, entre 1930- 1934, o Brasil era:
Visualizar Questão Comentada
O Integralismo, movimento de extrema direita, foi iniciado em 1932, era inspirado em ideais fascistas e tinha como principal líder o jornalista Plínio Salgado. Durante esse período, entre 1930- 1934, o Brasil era:
A descoberta do pré-sal representou um marco estratégico para a economia brasileira, conferindo ao país um potencial de maior autonomia energética e financeira. Em 2015, o Projeto de Lei do Senado nº 131/2015, apresentado pelo Senador José Serra, buscou estabelecer a participação mínima da Petrobras no consórcio de exploração do pré-sal e a obrigatoriedade de que ela seja responsável pela ‘condução e execução, direta ou indireta, de todas as atividades de exploração, avaliação, desenvolvimento, produção e desativação das instalações de exploração e produção’. Assim, a política de exploração desse recurso foi alvo de disputas, culminando na redução do controle estatal após o impeachment de Dilma Rousseff, em 2016. Após o impeachment, a Lei nº 13.365/2016 revogou a obrigatoriedade da participação da Petrobras na exploração do petróleo da camada pré-sal.
Diante desse contexto, assinale a alternativa correta.
O processo de redemocratização brasileira envolveu disputas políticas intensas entre diferentes setores da sociedade. Se, por um lado, houve pressões por parte das esquerdas e movimentos sociais em prol do restabelecimento da democracia, por outro, setores ligados ao regime militar tentaram conduzir a transição de modo controlado e, ainda, autoritário. A influência estadunidense, o papel das Forças Armadas e as disputas narrativas sobre o golpe de 1964 e a resistência à ditadura ainda geram controvérsias.
Considerando esse contexto, assinale a afirmativa que corretamente representa o processo de redemocratização no Brasil.
Durante o governo de Juscelino Kubitschek, algumas instituições contribuíram para a elaboração e a realização de alguns objetivos propostos no Plano de Metas. Dentre essas instituições, teve destaque a nível internacional um órgão da ONU criado em 1948, que buscava incentivar a cooperação econômica entre os países latino-americanos. Reunindo grandes intelectuais do continente americano, esse órgão defendia a industrialização como uma saída para a superação do subdesenvolvimento na América Latina. Os estudos da economia brasileira realizados por esse órgão serviram de base para elaboração do Plano de Metas.
Esse órgão ficou conhecido como