Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Em 1938, o Brasil iniciava o Estado Novo com a adoção de um sistema de Ditadura Civil com contornos nacionalistas. A preocupação nacional para o país que definia as ações no plano nacional e internacional e que foi articulada pelas políticas públicas se assentava em princípios defensivos para conter as ameaças. Assim como os alemães que apontavam o judeu como ameaça, a política varguista associava ao estrangeiro o risco de quisto social que poderia levar ao enfraquecimento do país. As ações de Vargas para conter a ameaça estrangeira estão apresentadas corretamente, EXCETO em:
Julgue os itens a seguir sobre a República Velha (1889-1930) brasileira:
I. O primeiro governo da recém-instalada república apresentou um caráter provisório, ou seja, foi estabelecido para resolver os primeiros e mais urgentes problemas criados pela proclamação para dirigir o país até que pelo menos fosse redigida a Constituição. II. As primeiras manifestações de oposição a Floriano Peixoto apoiaram-se no argumento da inconstitucionalidade de seu governo iniciado com a renúncia de Deodoro da Fonseca. III. A Guerra de Canudos ocorreu durante o governo de Rodrigues Alves, causando um grande conflito que envolveu a população sertaneja do interior do Nordeste, principalmente da Bahia. IV. Com o objetivo de controlar a presidência e, assim, defender seus interesses privados, as oligarquias paulista e mineira formalizaram uma aliança que previa a alternância dos dois estados no cargo máximo do executivo.
Estão corretos os itens:

Leia os fragmentos a seguir:

ESCRAVOS

“Vende uma pessoa chegada há pouco do Norte bonitos e moços, entre elles notão-se um oficial de ourives, uma bonita crioula, uma parda de 18 a 20 annos com habilidades, um preto padeiro e forneiro, um bonito pardo de 17 annos, optimo para pagem e mais pretos moleques; na rua da Alfandega n.278.”

[Jornal do Commercio,1854. Apud: NOVAIS, Fernando. A História da Vida Privada no Brasil, v.2. São Paulo: Companhia das Letras,1997, p.251]


“O fato é que, em 13 de maio de 1888, abolimos a escravidão tal como encerramos, quase um século depois, os horrores do regime militar: viramos simplesmente a página. Os senhores de escravos e seus descendentes não se sentiram minimamente responsáveis pelas consequências do crime nefando praticado durante quase quatro séculos.”

[COMPARATO, Fábio Konder. Um débito colossal. Folha de São Paulo,08 de julho de 2008]



Indique a alternativa que melhor defina a visão que se tinha do escravo nos períodos colonial e imperial do Brasil.

A Aliança Nacional Libertadora (ANL), criada na década de 1930, tinha como base um programa que defendia, exceto:
Leia o fragmento a seguir:
Certo dia o Padre Cícero Mandou pra ele um recado, Que dizia: Virgolino, Meu digníssimo afilhado, Venha aqui porque estou De você necessitado
Olhe que a Coluna Prestes Quer invadir Juazeiro, Saquear nossa cidade, Carregar nosso dinheiro, Queimar nosso mercado, Matar o povo romeiro.
[CABRAL, João Firmino. Lampião. Herói ou Bandido? Literatura de Cordel, Editora Tupynanquim]

Os personagens e eventos descritos no cordel acima se encaixam respectivamente na história brasileira de(a)