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Disciplina:
História
Na atualidade, o município de São Paulo é afetado por crises no abastecimento de água. Entretanto, a observação de um mapa da rede hidrográfica do município revela como a cidade foi estabelecida entre três volumosos rios (Rio Tietê, Rio Pinheiros e Rio Tamanduateí). Para ajudar a compreender essa situação, os professores de História e Geografia montaram o projeto “A cidade de São Paulo e seus rios” em que analisaram com os alunos uma série de mapas, para identificarem a relação da cidade de São Paulo com seus rios, da fundação da Vila de São Paulo dos Campos de Piratininga (1554) até o presente.
Considerando os aspectos interdisciplinares do projeto, analise as afirmativas a seguir:
I. A leitura dos mapas permitiu compreender o valor dos dados espaciais para a história da formação da cidade, pois a riqueza da rede fluvial do Planalto Paulistano foi um fator decisivo para o estabelecimento e o florescimento da Vila de São Paulo.
II. A comparação da estrutura urbana nos mapas do século XVIII e do terceiro quartel do século XIX evidencia o impacto da malha ferroviária e a ocupação das áreas altas em torno da confluência dos rios Tamanduateí e Anhangabaú.
III. A observação das reformas urbanas da primeira metade do século XX, cartograficamente expressas pela malha rodoviária, permite compreender o impacto da canalização e confinamento dos cursos d’água e de sua relação com as enchentes atuais.
Está correto o que se afirma em
Considerando os aspectos interdisciplinares do projeto, analise as afirmativas a seguir:
I. A leitura dos mapas permitiu compreender o valor dos dados espaciais para a história da formação da cidade, pois a riqueza da rede fluvial do Planalto Paulistano foi um fator decisivo para o estabelecimento e o florescimento da Vila de São Paulo.
II. A comparação da estrutura urbana nos mapas do século XVIII e do terceiro quartel do século XIX evidencia o impacto da malha ferroviária e a ocupação das áreas altas em torno da confluência dos rios Tamanduateí e Anhangabaú.
III. A observação das reformas urbanas da primeira metade do século XX, cartograficamente expressas pela malha rodoviária, permite compreender o impacto da canalização e confinamento dos cursos d’água e de sua relação com as enchentes atuais.
Está correto o que se afirma em
Disciplina:
História
Um docente concebe o projeto “São Paulo tem histórias” e, em uma primeira etapa, apresenta aos alunos as três fontes a seguir.
I. Foto do Mosteiro da Luz (São Paulo,1862).
II. Foto do Mosteiro da Luz, atual Museu de Arte Sacra (São Paulo,2016).
III. “Muitas cidades brasileiras podem contar na sua arquitetura ou na organização de seus espaços as histórias que estruturaram a cidade como é hoje, considerando tanto os traçados espontâneos, os movimentos sociais de ocupação e recriação das paisagens, como também as heranças deixadas aqui de projetos de intervenções. Questões históricas e, também, contemporâneas contribuem, assim, para um melhor entendimento da cidade onde vivemos”.
TERRA, Antônia. História das cidades brasileiras. São Paulo: Melhoramentos, 2012, p.51.
Com base nas fontes, assinale a afirmativa que identifica corretamente um objetivo desse projeto relacionado à construção dos conceitos de tempo e espaço.
I. Foto do Mosteiro da Luz (São Paulo,1862).

II. Foto do Mosteiro da Luz, atual Museu de Arte Sacra (São Paulo,2016).

III. “Muitas cidades brasileiras podem contar na sua arquitetura ou na organização de seus espaços as histórias que estruturaram a cidade como é hoje, considerando tanto os traçados espontâneos, os movimentos sociais de ocupação e recriação das paisagens, como também as heranças deixadas aqui de projetos de intervenções. Questões históricas e, também, contemporâneas contribuem, assim, para um melhor entendimento da cidade onde vivemos”.
TERRA, Antônia. História das cidades brasileiras. São Paulo: Melhoramentos, 2012, p.51.
Com base nas fontes, assinale a afirmativa que identifica corretamente um objetivo desse projeto relacionado à construção dos conceitos de tempo e espaço.
Disciplina:
História
Observe a imagem a seguir: 
Negros de carro. Gravura de Jean Baptiste Debret (1834).
A gravura de Debret foi utilizada como atividade disparadora para sequência didática sobre escravidão urbana e racismo estrutural, na concepção de Silvio de Almeida.
A respeito dessa atividade, é possível afirmar que a gravura

Negros de carro. Gravura de Jean Baptiste Debret (1834).
A gravura de Debret foi utilizada como atividade disparadora para sequência didática sobre escravidão urbana e racismo estrutural, na concepção de Silvio de Almeida.
A respeito dessa atividade, é possível afirmar que a gravura
Disciplina:
História
Tu Tu Tu Tu Tu Tupi Todo mundo tem um pouco de índio dentro de si dentro de si Todo mundo fala língua de índio Tupi Guarani Tupi Guarani Maranhão, Maceió Macapá, Marajó Paraná, Paraíba Pernambuco, Piauí Jundiaí, Morumbi, Curitiba, Parati É tudo tupi Butantã, Tremembé, Tatuapé Tatuapé, Tatuapé quem sabe o que é que é? caminho do tatu.
Em sala, o docente de História utiliza trechos da música “Tu tu tu tupi”, de Hélio Ziskind, para abrir o debate sobre a presença da cultura dos povos originários na cidade de São Paulo.
Assinale a afirmativa que identifica corretamente um objetivo diretamente relacionado ao tema proposto para o debate.
Em sala, o docente de História utiliza trechos da música “Tu tu tu tupi”, de Hélio Ziskind, para abrir o debate sobre a presença da cultura dos povos originários na cidade de São Paulo.
Assinale a afirmativa que identifica corretamente um objetivo diretamente relacionado ao tema proposto para o debate.
Concurso:
Prefeitura de Casca - RS
Disciplina:
História
Considerando o contexto histórico do Brasil e as alternativas econômicas de cada período, assinale a alternativa que define o significado da Lei do Açúcar e da Lei do Selo.