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Na antiga capitania de Pernambuco (que incluía seis estados do Nordeste atual) foi colocado em prática um projeto de colonização agrícola, com o plantio de cana de açúcar e montagem dos engenhos. Além disso, foi possível estabelecer acordos no Velho Continente para escoar a produção do açúcar e ao mesmo tempo obter recursos para o financiamento dos engenhos, muitas vezes com cristãos-novos. A capitania também era fonte de tabaco e algodão, produtos tropicais valorizados na Europa (SILVA, 1990).
Quanto à economia no Brasil colonial, considere os itens a seguir:
I- As chamadas drogas do sertão eram especiarias na sua maioria nativas da região amazônica e que se tornariam muito cobiçadas no Velho Continente. Urucum, cravo, canela, pimenta, castanha, noz de pixurim, salsa, gergelim, guaraná, anil e o cacau eram os principais objetos de desejo dos portugueses e, por anos, uma lucrativa fonte de renda.
II- No início da colonização, as lendas acerca dos metais preciosos que poderiam ser encontrados no Novo Mundo fizeram com que a Coroa enviasse grupos de exploradores para adentrarem o território em busca de riquezas.
III- Na antiga capitania de Pernambuco (o mesmo território do Pernambuco atual) foi colocado em prática um projeto de colonização agrícola, com o plantio de cana de açúcar e montagem dos engenhos.
IV- A região de Pernambuco e Bahia estava inserida na economia do sistema atlântico por meio da produção de açúcar e do contato frequente com as embarcações que vinham da África e da Europa.

É CORRETO o que se afirma em:
Imagem associada para resolução da questão


Fonte: Método do catecismo no livro Pequena história do Brasil de J. M de Lacerda,1942, p.91. In.: BITTENCOURT, C. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez,2004, p.68

Com base na imagem acima e quanto ao método de ensino de História utilizando-se do catecismo, assinale a alternativa CORRETA:
Observando a representação das populações indígenas em diversos livros de História pode-se perceber uma variação significativa entre autores e as mudanças e permanências, ao longo da história escolar, da ação história desses grupos. (BITTENCOURT,1997, p.81).

Com base na história e representação dos grupos indígenas dessas primeiras obras didáticas e considerando o texto acima, assinale a alternativa CORRETA:
Alguns historiadores dão conta de que o projeto de transposição das águas do Rio São Francisco foi pensado ainda nos tempos de Brasil Império. Ou seja, foi mais de um século para que a obra saísse do papel e virasse realidade. O Brasil Império foi um período que perdurou entre:
Aprovada em 18 de setembro de 1850,14 dias após a aprovação da Lei Eusébio de Queiroz, que proibia o tráfico de escravos para o Brasil, a Lei de Terras estabelecia o fim da apropriação de terras, pois, a partir dela, nenhuma terra poderia ser apropriada através do trabalho, somente adquirida por compra do Estado. Esta lei previa, também, subsídio à vinda de colonos do exterior para serem contratados no Brasil.
Sobre a Lei de Terras, pode-se concluir acertadamente que