Questões de Concurso
Filtrar
1.418 Questões de concurso encontradas
Página 136 de 284
Questões por página:
.Leia o trecho a seguir.
“Utilizando o Plano Real, o político, sociólogo e professor Fernando Henrique Cardoso, foi eleito e reeleito pela primeira vez na história do Brasil, e em primeiro turno, presidente do país. Assumiu a presidência da República apoiado por uma confortável maioria no Congresso [...] Graças ao apoio do Congresso, FHC conseguiu a aprovação para inúmeras emendas constitucionais.” SCHMIDT, Mario. Nova História Crítica. São Paulo: Nova Geração,2008. p.791.
Assinale a alternativa que apresenta uma das emendas constitucionais que foram aprovadas no governo de FHC.
Leia o trecho a seguir.
“Em 1972, ano do Sesquicentenário da Independência, quando os restos mortais de D. Pedro I foram trasladados de Portugal para o Brasil, o povo pernambucano, tendo à frente o Instituto Histórico e Arqueológico, pediu que o navio passasse ao largo. O desejo foi atendido. Pelo menos nesse pedaço do Brasil, não havia motivos para prestar homenagens ao imperador.” GOMES, Laurentino.1822. Rio de Janeiro. Nova Fronteira,2010. p.234.
A Confederação do Equador, liderada pela província de Pernambuco, é uma das maiores demonstrações de insatisfação com o governo imperial de D. Pedro I.
A esse respeito, são atitudes tomadas por D. Pedro I, EXCETO:
A posse do presidente Juscelino Kubitschek foi cercada por uma tentativa de golpe e anulação da eleição. Ainda no primeiro mês de seu mandato, o então presidente enfrentou uma revolta de militares insatisfeitos com sua eleição, que, liderados pelo major Haroldo Veloso e pelo Capitão José Chaves Limeirão, organizaram um levante contra seu governo.
Esse levante foi batizado como:
Leia o seguinte trecho.
“A partir da Constituição de 1891, republicana e federalista, as elites econômicas locais passaram a ter mais força no centro de decisão política. E tudo dentro da lei [...]
Com a chegada ao poder do primeiro presidente civil, Prudente de Moraes (1894-1898), que nasceu em uma fazenda de café, e com o estabelecimento da chamada ‘política dos governadores’ por seu sucessor, Campos Sales (1898-1902), estava montada a fórmula da sucessão presidencial [...].”
ELIAS, Rodrigo. Dossiê Café: Do cafezal ao cafezinho. Revista de História da Biblioteca Nacional. Ano 05, Nº.57. jun.2010. p.27.
Dentro do aparato descrito no trecho, estava a Comissão Verificadora das eleições no Congresso Nacional, pois não existia nessa época uma justiça eleitoral independente.
Essa Comissão Verificadora tinha como principal função:
Leia o trecho a seguir.
“A atual Constituição Brasileira estabelece como um dos objetivos fundamentais do Estado promover o bem estar de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. Decorre desse princípio o repúdio ao racismo, declarado crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão (Art.5º, XLII) [...].”
COTRIM, Gilberto. História Global Brasil e Geral. Volume único. São Paulo: Ed. Saraiva,2008,7ª tiragem. p.393.
A finalização oficial da escravidão no Brasil percorreu um longo caminho até a Lei Áurea de 1888, e até hoje ainda se pode vivenciar situações de desrespeitos. Essa luta foi iniciada em 1850, com a lei que proibia o tráfico de escravos da África para o Brasil.
Essa lei é conhecida como: