Questões de Concurso
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                  1.474 Questões de concurso encontradas                
                
                
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                Concurso:
                Prefeitura de Pontalina - GO
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      História                    
                  
                  
                
              
                 “No Brasil de hoje se almejam o respeito para com as populações indígenas, a compreensão e o reconhecimento delas como protagonistas e não apenas vítimas da história. Demonstra-se que foram e são agentes do contato. Isso é o que a Nova História Indígena denomina ‘agência indígena’.” (WITTMANN, L. Ensino d(e) História Indígena, Belo Horizonte: Autêntica,2015, p.16).  
Analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
 
I- A pesquisa historiográfica e o Ensino de História, devem considerar os indígenas como sujeitos históricos plenos, não meros objetos a sofrerem as ações dos colonizadores.
II- De acordo com a historiografia mais recente, a colonização portuguesa teve menos conflitos com os indígenas, se comparada à colonização inglesa na América do Norte.
III- Reconhecer os povos originários como protagonistas, é considerar o processo de aculturação a que esses grupos foram submetidos, resultando na perda da identidade dos indígenas atuais.
IV- O Ensino de História deve centrar-se no período colonial, para demonstrar as ações indígenas no contato com os colonizadores e incentivar que esses povos voltem a ser protagonistas na História.
    Analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I- A pesquisa historiográfica e o Ensino de História, devem considerar os indígenas como sujeitos históricos plenos, não meros objetos a sofrerem as ações dos colonizadores.
II- De acordo com a historiografia mais recente, a colonização portuguesa teve menos conflitos com os indígenas, se comparada à colonização inglesa na América do Norte.
III- Reconhecer os povos originários como protagonistas, é considerar o processo de aculturação a que esses grupos foram submetidos, resultando na perda da identidade dos indígenas atuais.
IV- O Ensino de História deve centrar-se no período colonial, para demonstrar as ações indígenas no contato com os colonizadores e incentivar que esses povos voltem a ser protagonistas na História.
                Concurso:
                Prefeitura de Pontalina - GO
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      História                    
                  
                  
                
              
                 “A crise mundial da década de 1930, em um mundo ainda abalado pelos problemas econômicos evidenciados em 1929, enfraqueceu as potências capitalistas centrais, permitindo que países dependentes como o Brasil diversificassem suas parcerias econômicas. Obviamente, esse jogo diplomático e comercial era complexo e arriscado, pois em um mundo cada vez mais dividido e conflagrado, era difícil se manter neutro e equidistante dos conflitos geopolíticos. No caso do Brasil, a tradicional influência inglesa e francesa era disputada por novas potências [...].” (NAPOLITANO, M. História do Brasil república. São Paulo: Contexto,2018, p.128).  
O texto refere-se:
    O texto refere-se:
                Concurso:
                Prefeitura de Pontalina - GO
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      História                    
                  
                  
                
              
                 “Como episódio, a passagem do Império para a República foi quase um passeio. Em compensação, os anos posteriores ao 15 de novembro se caracterizaram por uma grande incerteza. Os vários grupos que disputavam o poder tinham interesses diversos e divergiam em suas concepções de como organizar a República.” (FAUSTO,  B. História do Brasil. São Paulo: USP,1995, p.246).  
Analise os itens e assinale a alternativa correta.
 
I- Os representantes políticos da classe dominante – especialmente de São Paulo, Minas e Rio Grande do Sul – defendiam o federalismo, com maior autonomia para as unidades da federação.
II- Apesar das diferenças internas, os militares defendiam uma administração com Estado mais forte e mais centralizador.
III- Os militares positivistas propunham uma modernização do país, incluindo crescimento da indústria e expansão das comunicações.
IV- As elites políticas do Nordeste propunham um governo centralizador e o aumento da bancada parlamentar dos seus estados para equilibrar o poder.
    
    Analise os itens e assinale a alternativa correta.
I- Os representantes políticos da classe dominante – especialmente de São Paulo, Minas e Rio Grande do Sul – defendiam o federalismo, com maior autonomia para as unidades da federação.
II- Apesar das diferenças internas, os militares defendiam uma administração com Estado mais forte e mais centralizador.
III- Os militares positivistas propunham uma modernização do país, incluindo crescimento da indústria e expansão das comunicações.
IV- As elites políticas do Nordeste propunham um governo centralizador e o aumento da bancada parlamentar dos seus estados para equilibrar o poder.
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      História                    
                  
                  
                
              
                 Qual principal objetivo do Ato Institucional n.º 2 (27 de outubro de 1965) com o Ato Complementar nº 4, instituído durante o Regime Civil-Militar Brasileiro?   
    
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      História                    
                  
                  
                
              
            
A Figura de Tiradentes é emblemática na história do Brasil, alguns consideram um mito outros um herói, porém, o que realmente podemos dizer sobre o contexto em que a história desta figura tão importante na história nacional foi desenvolvida?
