Filtrar


Questões por página:

Acerca de aspectos econômicos e políticos da ocupação e expansão do território da colônia portuguesa na América, julgue o próximo item.


A Coroa portuguesa cobrava impostos como o quinto e a bateia sobre a exploração do ouro das Minas Gerais; às demais atividades econômicas desenvolvidas na região era concedida isenção fiscal.

Quem são estes desgraçados?... São os guerreiros ousados... Ontem simples, fortes, bravos. Hoje míseros escravos, Sem luz, sem ar, sem razão... Hoje... o porão negro, fundo, Infecto, apertado, imundo, Tendo a peste por jaguar... E o sono sempre cortado Pelo arranco de um finado, E o baque de um corpo ao mar...

Trechos do poema "Navio Negreiro", Castro Alves, publicado como forma de denunciar a continuidade do tráfico de escravos, uma década depois da promulgação da lei que proibiu o horrendo comércio. Assinalar a alternativa com a lei e data da promulgação.
Questão Anulada

Analise e indique as proposições corretas relativas ao trafico negreiro, Idade Moderna.

 

I - A escravidão indígena adotada no início da colonização do Brasil foi progressivamente abandonada e substituída pela africana, entre outros motivos, devido aos grandes lucros proporcionados pelo tráfico negreiro.

II - Como uma das formas de acesso aos escravos na África, os europeus incentivavam a guerra entre os povos africanos, os prisioneiros eram quase sempre vendidos como escravos.

III - Entre os escravos enviados para a América, muitos dominavam a leitura e a escrita, além de pertencerem a sistemas religiosos diversos.

IV - As feitorias criadas a partir do século XV, no litoral da África, podemos dizer que eram postos fortificados que serviam de apoio para as negociações, concentrando os escravos vindos do interior do continente.

Apontar o movimento contestatório setecentista que eclodiu em uma capitania da atual região Nordeste, possivelmente inspirado no exemplo da independência das Treze Colônias Inglesas e ideias iluministas e republicanas da França.
O processo de interiorização da colonização portuguesa sofreu muita resistência dos povos indígenas. Mandu Ladino, líder indígena, combateu a escravização de índios na região do: