Filtrar


Questões por página:
Em "Tráfico, cativeiro e liberdade", Florentino e seus colaboradores apresentam uma análise aprofundada do sistema escravista no Brasil colonial e imperial. Considerando as diversas facetas do cativeiro abordadas na obra, assinale a alternativa que melhor representa a complexidade das relações sociais estabelecidas no contexto da escravidão.
Ao analisar a crise do sistema colonial no final do século XVIII, Novais (1986) destaca a importância das reformas pombalinas. Considerando as transformações promovidas por essas reformas e seus impactos na relação entre Portugal e Brasil, assinale a alternativa que melhor representa os efeitos das reformas pombalinas no processo de independência do Brasil.
Novais (1986) analisa a crise do sistema colonial como um processo complexo, influenciado por diversos fatores internos e externos. Considerando essa perspectiva, assinale a alternativa que melhor representa a relação entre a crise do sistema colonial e a Revolução Francesa.
Ao analisar a formação da sociedade brasileira, Fausto (2021) destaca a importância da escravidão e da desigualdade social. Considerando essa perspectiva, assinale a alternativa que melhor representa a herança da escravidão na sociedade brasileira contemporânea:
Em "Em costas negras", Manolo Florentino realiza uma profunda investigação sobre o tráfico atlântico de escravos para o Rio de Janeiro. Considerando a complexidade das relações entre a África e o Brasil nesse período, assinale a alternativa que melhor representa a dinâmica do tráfico e suas implicações para a sociedade brasileira.