Filtrar

Cargo:

Escolaridade:

Ano:

Banca Organizadora:

Instituição:

Modalidade:

Disciplina:

História

Assunto:

História do Brasil

Questões por página:

Analise as sentenças abaixo e a seguir e assinale a alternativa correta.


I. Em linhas gerais, a economia colonial na América portuguesa caracterizou-se pela mão de obra escrava, pelo latifúndio, pela cultura de produtos tropicais e pela exploração de metais e pedras preciosas.

II. Outras atividades também desempenharam importante papel, coexistindo com aquelas que interessavam mais diretamente à política mercantilista metropolitana.

III. Embora a agroindústria do açúcar tenha sido uma atividade estratégica importante para a economia colonial, ela foi colocada em segundo plano já que a cultura cafeeira foi priorizada por conta da farta mão de obra escrava existente à época.

IV. A implantação da agroindústria cafeeira articulou a exploração da América e África - esta fornecedora de mão de obra - e ajudou a contornar a crise do comércio oriental, num período em que o monopólio português das especiarias orientais era posto em xeque pelos holandeses e ingleses.


Estão corretas as sentenças:

No período 1968/1974 o Brasil viveu o chamado “milagre econômico”. São características desse período:
Assinale a alternativa que apresenta ações realizadas pela metrópole portuguesa, no século XVII, para se estabelecer no espaço amazônico.
O período 1930-1964 apresenta duas fases distintas: a do populismo autoritário (1930/1945) e a do populismo democrático (1945/1964). As afirmativas a seguir apresentam fatos que marcaram momentos de instabilidade institucional da segunda fase, à exceção de uma. Assinale-a.
O período que vai de 1930 a 1954 é conhecido como Era Vargas. (...) Poucos períodos da História do Brasil deixaram uma herança tão extensa e duradoura.

FREIRE, A, MOTTA, M da S. e ROCHA, D. História em Curso. Editora do Brasil/FGV. Rio de Janeiro.2005.

O seguinte elemento dessa herança sobrevive até hoje: