Filtrar


Questões por página:
As leis portuguesas eram organizadas em códigos denominados Ordenações. As primeiras foram as Afonsinas, compiladas no começo do século XV. Essas ordenações, posteriormente, foram novamente compiladas e receberam o nome de Ordenações Manuelinas, vigentes até 1603. Uma nova recompilação originou as Ordens Filipinas, que foram revalidadas por D. João IV. As leis que não constavam nas Ordenações foram chamadas de Extravagantes. No que se refere a essas últimas, assinale a afirmação INCORRETA.

Durante mais de trinta anos o Partido Republicano Rio-grandense (PRR) manteve sua hegemonia política por sua capacidade de criar uma máquina político-administrativa eficiente e com ramificações em todo o estado. Esse poder inquestionável, com contornos ditatoriais, pode ser expresso pelas características abaixo, EXCETO por uma delas. Assinale-a.

Observe as seguintes imagens:


Numere a coluna abaixo, relacionando o número da imagem ao contexto histórico brasileiro que ela representa.

( ) Década de 1970 e Estado Autoritário.
( ) Campanha em prol do monopólio do petróleo no Brasil, iniciada na capital federal em 1946.
( ) Manifestação em prol do monopólio do petróleo, ocorrida na cidade do Rio de Janeiro em 1964.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Segundo o Projeto Brasil Nunca Mais, calcula-se que cerca de 50 mil pessoas teriam sido detidas somente nos primeiros meses da ditadura militar brasileira, ao passo que em torno de 10 mil cidadãos teriam vivido no exílio em algum momento desse longo ciclo. Assinale a afirmação INCORRETA no que se refere aos dados levantados por esse projeto.
Segundo o livro Direito à Memória e à Verdade, a partir da década de 1960 houve “(...) a generalização de regimes políticos repressivos em todos os países do Cone Sul: Brasil (1964), Argentina (1966 e 1976), Uruguai (1973), Chile (1973), ao passo que a ditadura de Stroessner, no Paraguai, já remontava à década anterior, 1954. O controle da classe trabalhadora pautou-se por forte coerção sobre os sindicatos, com intervenções diretas e prisão ou assassinato das lideranças. Em quase todos os casos, os partidos políticos preexistentes foram extintos e o parlamento submetido a severas limitações, quando não simplesmente fechado.” Sabendo-se que, segundo essa publicação, o regime militar brasileiro de 1964 – 1985 passou por três fases distintas, considere as afirmações abaixo.

I - A primeira fase foi o Golpe de Estado, em abril de 1964, e a consolidação do novo regime.

II - A segunda fase iniciou-se em dezembro de 1968, com o decreto do Ato Institucional n.º 5 (AI-5), desdobrando-se nos chamados anos de chumbo, em que a repressão atingiu seu mais alto grau.

III - A terceira fase iniciou-se com a posse do general Ernesto Geisel, em 1974 – ano em que, paradoxalmente, o desaparecimento de opositores se tornou rotina –, iniciando-se, então, uma lenta abertura política, que iria até o fim do período de exceção.

Quais estão corretas?