Filtrar


Questões por página:
Na História de Pernambuco, ocorreram conflitos, tensões e polêmicas envolvendo o clero pernambucano no século XIX. Sobre esse contexto, assinale a alternativa INCORRETA.
A Era Vargas (1930-1945) representou profundas transformações políticas, econômicas e sociais no Brasil, consolidando um Estado centralizado e intervindo em diversos setores da sociedade. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
Durante o período regencial (1831-1840), o Brasil enfrentou instabilidades significativas, incluindo revoltas regionais e disputas entre grupos políticos divergentes. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
A independência do Brasil, em 1822, foi marcada por múltiplos fatores políticos, econômicos e sociais, que envolveram pressões internas da elite agrária, influências das ideias liberais e negociações com a Coroa Portuguesa. Sobre o processo emancipatório do Brasil, assinale a alternativa correta.
Visualizar Questão Comentada
“Nesse contexto, Sebastião José de Carvalho e Melo se tornou o ministro mais importante do reinado de Dom José I. Conhecido como Marquês do Pombal (título obtido só em 1770), seu prestígio cresceu após o terremoto que sacudiu Lisboa em 1755. O abalo sísmico, agravado por inúmeros incêndios, destruiu quase dois terços da cidade, arrasando igrejas, casas e prédios públicos [...]. A reconstrução da cidade foi feita à custa da criação de impostos, principalmente no Brasil” (Vainfas,2016). Sobre a administração pombalina no período colonial brasileiro, assinale a alternativa INCORRETA.