Filtrar


Questões por página:
A Confederação do Equador (Brasil,1824) foi um movimento organizado pela elite pernambucana que defendia a instauração de uma república em parte da região Nordeste do Brasil. Os confederados defendiam a:
Tiradentes era muito conhecido em Minas e no Rio, em parte devido à sua habilidade odontológica e de tratar enfermos e em parte devido à força de sua personalidade . Branco, ambicioso, sem propriedades, ele era o produto típico da América Portuguesa, em busca de mobilidade vertical na estrutura social sem demostrar especial preocupação quanto ao modo de consegui-la. Silva Xavier era particularmente amargurado pelo fato de ter perdido status - pois seu pai fora um homem de posição e de propriedades. MAXWELL, k. A devassa da devassa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995, p297.
Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi um dos principais líderes da Inconfidência Mineira, ocorrida no Brasil, em 1789. A Inconfidência Mineira:
Em 1703, no início das atividades de mineração, o preço dos gêneros de subsistência alcançou seu ponto mais alto. Enquanto em São Paulo, um alqueire de farinha custava 640 réis, nas minas de ouro valia 43 mil réis. E isso acontecia também com outros comestíveis: o açúcar, que valia 120 réis por libra em São Paulo, era vendido por 1200 réis nas Minas. LOPEZ, A. e MOTA, C. G. História do Brasil: uma interpretação. São Paulo: Editora Senac,2008, p 196.
Além das alterações nos preços dos gêneros de subsistência, assinalada no texto, a descoberta do ouro nas terras do Brasil colonial:
Marco na definição das fronteiras do Brasil, que ganharam contornos aproximados aos conhecidos hoje, o Tratado de Madri, de 1750:
Os jesuítas eram cristãos radicais em profunda divergência com os protestantes, preocupados com a conquista do Novo Mundo ( ... ). Sob o comando de Manuel da Nóbrega, eles chegaram com Tomé de Souza ao Brasil, na manhã de 29 de março de 1549. A esquadra, com duas caravelas e um bergantim, entrou na baía de Todos os Santos pela Ponta do Padrão. GUARACY, T. A conquista do Brasil: 1500-1600. São Paulo: Planeta,2015, p.96.
Após decidir pela colonização do território conquistado na América, a Coroa portuguesa se posicionou em favor da expansão da fé cristã no novo continente, estabelecendo um mecanismo jurídico chamado Padroado. Esse sistema: