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Julgue o item que se segue.


A Campanha das Diretas Já foi um movimento político de cunho popular que teve como objetivo a retomada das eleições diretas ao cargo de presidente da República no Brasil, processo esse denominado de militarização. No período em que eclodiram os atos pela realização de eleições diretas, o Brasil era governado por um governo militar

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O governo Fernando Henrique Cardoso não conseguiu construir mecanismos institucionais para aumentar o controle do Executivo Federal sobre o déficit fiscal dos estados, pois havia o receio de que essa prática prejudicaria significativamente as relações federativas no Brasil e afetaria os resultados de uma possível reeleição.
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Sobre o processo de escravidão no Brasil, podemos afirmar que, em 1880, o conde Maurício de Nassau apresentou um projeto de extinção da escravidão. São os seguintes os pontos principais do projeto: cessação imediata da compra e venda de cativos e em consequência, fim do tráfico interprovincial; as associações organizadas para emancipar escravos receberiam terras, para o estabelecimento de colônias de libertos; proibição da separação das mães de seus filhos, para serem alugadas como amas-de-leite, como criadas ou outro fim; libertação imediata dos escravos mais velhos, doentes, cegos ou comprovadamente nascidos na África.
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É correto afirmar que, no início do século XVII, a França faria sua segunda tentativa de colonização no Maranhão, que a colonização portuguesa ainda não tinha atingido. Essa França Equinoxial é bem menos conhecida do que a tentativa anterior, embora tivesse um caráter mais oficial, na medida em que era apoiada diretamente pela Coroa e tenha constituído, naquele momento, o esforço colonial mais importante da França, que após sua derrota voltaria finalmente suas atenções para o norte do continente, para cuidar, depois de um século de quase total abandono, do estabelecimento de uma Nova França no Canadá.
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O período do Estado Novo é particularmente rico para a análise da relação entre os intelectuais e o Estado, já que nesse mesmo período se revela a profunda inserção desse grupo social na organização político-ideológica do regime. Nesse período, vemos a preocupação do enfoque dos intelectuais para a criação de um projeto político-pedagógico, destinado a popularizar e difundir a ideologia do regime. Destacar o vínculo dos intelectuais com esse projeto significa evidenciar a relação entre propaganda política e educação no Estado Novo. Apresentando-se como o grupo mais esclarecido da sociedade, os intelectuais buscam “educar” a coletividade de acordo com os ideais doutrinários do regime.