Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
A Semana de Arte Moderna de 1922 representa para a evolução artística brasileira um verdadeiro “divisor de águas”. Ocorrida no ano do Centenário da Independência do Brasil, a Semana difunde a ideia de renovação que, embora já tenha ocorrido anteriormente de maneira isolada, não está consolidada num movimento organizado. Mário de Andrade enfatiza que o artista brasileiro passa a ter “diante de si uma verdade social, uma liberdade (infelizmente, só estética), uma independência, um direito a suas pesquisas conquistadas pelos modernistas da Semana".
mostrar texto associado
A criação da Petrobrás fora aprovada pelo Congresso Nacional em dezembro de 1960, no final do governo Kubitschek, dando origem à Lei n.º 3.890-A, de 25 de abril de 1961, na presidência de Jânio Quadros. Mas o projeto de lei, encaminhado ao Congresso em 1954 pela Assessoria Econômica de Getúlio Vargas, com vistas à criação da empresa, havia sido então bastante modificado, tendo vencido, por exemplo, o veto à participação da Petrobrás na constituição da indústria de petróleo, setor que havia sido objeto de estudos também no âmbito do Programa de Metas e cujas atividades no país ficariam de início restritas aos grandes grupos privados estrangeiros.
mostrar texto associado
Os movimentos reivindicatórios de mudanças políticas no Brasil com vistas à democratização da sociedade têm seu ponto alto com o surgimento do novo sindicalismo brasileiro a partir das greves dos metalúrgicos do ABC e dos jornalistas no final dos anos 70. Em paralelo, cresce a mobilização dos jornalistas sob a liderança da Fenaj por uma mudança substancial na política de concessões. Em 1984, é criada a Frente Nacional por Políticas Democráticas da Comunicação, com a participação de jornalistas, sindicalistas, parlamentares e de outros segmentos sociais interessados na democratização do setor. Em 1986, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC criou a TV dos Trabalhadores e começou a registrar em vídeo suas lutas.
mostrar texto associado

Durante o período colonial brasileiro, a economia era baseada na agricultura de subsistência e a indústria era praticamente inexistente.

mostrar texto associado
As lutas pela Independência do Brasil foram impulsionadas por volta de 1808 com a mudança da corte portuguesa para o Rio de Janeiro, fugindo das tropas bonapartistas, e a elevação do Brasil à categoria de Reino Unido a Portugal, em 1815, além de outras mudanças sociais e políticas relacionadas. Se por um lado, a vida da corte para o Brasil trouxera maior autonomia e unidade para a colônia, por outro lado, estabeleceu uma força de coerção mais poderosa contra as mobilizações populares, reforçando a repressão e proporcionando vínculos mais fortes entre a corte e a elite portuguesa na colônia e as novas elites brasileiras.