Filtrar


Questões por página:
No início do século XX, apesar das transformações socioeconômicas por que passava o país, milhões de brasileiros permaneciam vivendo na miséria. Durante a Primeira República, muitos se indignaram com a situação de miséria e opressão de que eram vítimas. Sobre os movimentos dos excluídos no período, relacione as colunas a seguir:

1. Revolta da Vacina.

2. Revolta da Chibata.

3. Guerra de Canudos.

4. Guerra do Contestado.

5. Tenentismo.

( ) Ocorreu numa região disputada pelos estados do Paraná e de Santa Catarina, onde os problemas sociais e a disputa pela terra agravaram-se quando a empresa Brazil Railway passou a contratar trabalhadores em outros estados para a construção da estrada de ferro, pagando salários muito baixos.

( ) Ocorreu num contexto de opressão e desesperança sociais, durante o governo de Prudente de Morais onde sertanejos sem terra, vaqueiros, pequenos proprietários pobres, homens e mulheres perseguidos pelos Coronéis ou pela polícia se reuniram para buscar a paz e a justiça.

( ) Tratava-se de reconstruir o Estado para construir a nação, pois crescia o descontentamento social contra o tradicional sistema oligárquico que dominava a política brasileira. Esse descontentamento era também notado pelas populações que não estavam sujeitas às pressões dos coronéis, nos grandes centros urbanos.

( ) Ocorreu no governo de Rodrigues Alves; com a intenção de reformar e modernizar o Rio de Janeiro. Cortiços e casebres foram derrubados nos bairros centrais, e as pessoas afetadas provocaram uma grande revolta popular para demonstrar descontentamento com uma série de medidas do governo.

( ) Os revoltosos apontaram os canhões para a cidade do Rio de Janeiro e enviaram um comunicado ao Presidente da República, explicando as razões da revolta e fazendo exigências.

A sequência está correta em:

Observe as duas tabelas:



Assinale a alternativa que possibilita estabelecer a relação entre os dados das tabelas com o Plano Real e a vitória de Fernando Henrique Cardoso nas eleições de 1994:

Não estávamos mais na fase de tateios democráticos, quando as massas se prestavam docilmente, ao jogo dos tuteladores de opinião pública. A lição que ministrava a redemocratização, expondo as verdadeiras e trágicas condições em que se encontrava o país, serviria para que o homem comum entendesse que não estávamos isolados no mundo; que os nossos interesses nem sempre coincidiam com os interesses das superpotências e, que, de maneira mais frequente, eram conflitantes; que nosso destino não era o de uma sociedade de abundância por obra e graça das dádivas da natureza, mas que eram necessários o trabalho e a coesão com países que padeciam dos mesmos males."

O texto representa parte de um trabalho do Professor Nilo Odália, intitulado “O Brasil nas relações internacionais 1945 – 1964". Assinale a afirmativa que confirma o ponto de vista do autor sobre a política externa naquele período:

Analise o texto que se refere ao “sentido da colonização" na América portuguesa:

“(...) No seu conjunto, e vista no plano mundial e internacional, a colonização dos trópicos toma o aspecto de uma vasta empresa comercial, mais completa que a antiga feitoria, mas sempre com o mesmo caráter que ela, destinada a explorar os recursos naturais de um território virgem em proveito do comércio europeu.

É este o verdadeiro sentido da colonização tropical, de que o Brasil é uma das resultantes; e ele explicará os elementos fundamentais tanto no social quanto no econômico, da formação e evolução histórica dos trópicos americanos. Se vamos à essência da nossa formação, veremos que na realidade nos constituímos para fornecer açúcar, tabaco, alguns outros gêneros; mais tarde ouro e diamantes; depois, algodão, e em seguida café, para o comércio europeu. Nada mais que isto."

(Prado Júnior, Caio. História Econômica do Brasil. São Paulo: Brasiliense)


Assinale a alternativa que sintetiza corretamente as características do modelo colonizador implantado no Brasil, de acordo com o autor:



“Com o AI-5, a Ditadura Militar no Brasil perdia seu disfarce. Jornais, rádios e televisões foram censurados e a repressão policial prendeu líderes políticos de expressão, como Juscelino e Lacerda. O AI-5 veio dar cobertura legal à brutalidade do regime.” (Vainfas,2010, p.802.) Dentre as medidas impostas no AI-5 estava: