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“As primeiras vítimas da Revolução Francesa foram os coelhos. Pelotões armado de paus e foices saíam à cata de coelhos e colocavam armadilhas em desafio às leis de caça. Mas os ataques mais espetaculares foram contra os pombais, castelos em miniatura; dali partiam verdadeiras esquadrilhas contra os grãos dos camponeses, voltando em absoluta segurança para suas fortalezas senhoriais. Os camponeses não estavam dispostos a deixar que sua safra se transformasse em alimento para coelhos e pombos e afirmavam ser a ‘vontade geral da nação’ que a caça fosse destruída”. (Adaptado de Simon Schama, Cidadãos: uma crônica da Revolução Francesa. São Paulo: Companhia das Letras,1989, p.271-272.)
A partir do trecho acima pode-se concluir que no contexto da Revolução de 1789:
“A construção discursiva remete, portanto, necessariamente, às posições e às propriedades sociais objetivas, exteriores ao discurso, que caracterizam os diferentes grupos, ou classes sociais que constituem o mundo social” (CHARTIER, Roger. Estudos Históricos,1[13],1994, p.106.)
No trecho acima, Chartier está fazendo um contraponto a concepções conhecidas como:
“Foi o ano que experimentamos todos os limites, em que as moças começaram a tomar pílulas, que sentamos na Rio Branco, que formos para as portas das fábricas, que redefinimos os padrões de comportamento”. (C. Telles, apud Groppo,2005, p.2015).
O ano de 1968 ficou conhecido pela efervescência das ideias por liberdade política (Leste Europeu e América Latina) e liberdade de costumes (Europa ocidental e EUA). No entanto, parte desse movimento se viu derrotado pela:
O ano de 1968 foi um dos mais importantes para a Guerra do Vietnã pois em janeiro foi deflagrada a chamada Ofensiva do Têt sob a liderança, entre outros, da Aliança para a Libertação Nacional. A partir dessa ofensiva ficou evidente que:
Em 14 de maio de 1948, um dia antes de expirar a autoridade britânica no seu Mandato na Palestina que já se encontrava em guerra civil, o Estado de Israel declarou-se independente. O que se seguiu foi a: