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Disciplina:
História
A Crise de 1929, também conhecida como a Grande Depressão, foi um evento econômico marcante que teve um profundo impacto no sistema capitalista e nas economias globais. Durante essa crise, uma série de fatores interligados culminaram em uma queda catastrófica do mercado de ações e desencadearam uma longa e severa recessão econômica.
Qual foi um dos principais fatores que contribuíram para a eclosão da Crise de 1929 e que levantou preocupações sobre o funcionamento do sistema capitalista?
Qual foi um dos principais fatores que contribuíram para a eclosão da Crise de 1929 e que levantou preocupações sobre o funcionamento do sistema capitalista?
Disciplina:
História
Durante os séculos XVI ao XVIII, as potências europeias estabeleceram um sistema colonial que visava explorar as riquezas das colônias e fortalecer suas economias. Esse sistema estava diretamente ligado ao mercantilismo, uma política econômica predominante na época. Qual das seguintes afirmações descreve corretamente a essência do sistema colonial e do mercantilismo?
Disciplina:
História
Texto Introdutório: Durante os séculos XVI ao XVIII, o sistema colonial e o mercantilismo desempenharam papéis cruciais nas relações entre as nações europeias e suas colônias no Novo Mundo. O mercantilismo era uma política econômica que buscava fortalecer o poder do Estado através do controle estrito do comércio e da acumulação de riqueza. As colônias desempenhavam um papel fundamental nesse sistema, fornecendo matérias-primas e mercado consumidor para as potências colonizadoras.
Qual era um dos principais objetivos do mercantilismo no contexto do sistema colonial?
Qual era um dos principais objetivos do mercantilismo no contexto do sistema colonial?
Disciplina:
História
Qual das seguintes afirmações melhor descreve a abordagem interdisciplinar nos estudos históricos?
Concurso:
Prefeitura de Maricá - RJ
Disciplina:
História
Há pelo menos duas histórias: a da memória coletiva e a dos historiadores. A primeira é essencialmente mítica, deformada, anacrônica, mas constitui o vivido desta relação nunca acabada entre o presente e o passado. É desejável que a informação histórica, fornecida pelos historiadores de ofício, vulgarizada pela escola (ou pelo menos deveria sê-lo) e os massmedia [meios de comunicação social], corrija esta história tradicional falseada. (Jacques Le Goff. História e Memória, p.29. Adaptado)
Interpretando-se o trecho acima, pode-se afirmar que a história:
Interpretando-se o trecho acima, pode-se afirmar que a história: