Filtrar


Questões por página:
Diversas interpretações historiográficas analisam o papel das guildas na economia urbana europeia entre os séculos XII e XIV. Para alguns autores, elas expressam mecanismos de regulação corporativa ajustados à lógica urbana emergente e, para outros, representam obstáculos ao dinamismo mercantil. Referente ao assunto, analise as assertivas abaixo:

I. A perspectiva de Georges Duby entende que as guildas, embora associadas à formação de uma burguesia urbana, reforçaram estruturas hierárquicas de ofício, regulando acesso à produção, limitando inovação técnica e contribuindo para a construção de uma economia corporativa e estável.
II. A leitura de Jacques Le Goff afirma que as guildas surgiram como expressão do individualismo mercantil urbano, estimulando práticas de concorrência aberta entre artesãos e permitindo a rápida mobilidade econômica no interior das cidades medievais.
III. A abordagem socioeconômica predominante defende que as guildas não exerceram controle educativo sobre aprendizes, que a regulação técnica era secundária e que sua principal função consistia em garantir liberdade contratual e rotatividade ampla no interior das corporações.

Quais estão corretas?
Analise o quadro a seguir:

Ideologias:
- Nacionalismo exacerbado;
- Totalitarismo: não democrático;
- Partido único;
- Culto à personalidade do líder;
- Anticomunismo;
- Corporativismo;
- Expansionismo;
- Militarismo.

Fatores:
- Não atendimento de reivindicações territoriais pós 1ª Guerra Mundial (Itália tinha mudado para o lado da Tríplice Entente para ganhar territórios);
- Nacionalismo;
- Crise econômica;
- Inflação;
- Desvalorização da moeda;
- Desemprego;
- Superpovoamento;
- Revoltas, guerras, invasões.

Ascensão:
- 1919: Fundação do partido;
- Líder: Benedito Mussolini;
- Camisas negras: paramilitares;
- Extrema direita;
- Perseguição aos adversários;
- 1922: Marcha sobre Roma, passeata para mostrar o poder do governo.

Governo:
- Partido único (eliminação da oposição);
- Fim da Legislação;
- Corporações; Carta do Trabalho (1927);
- Obras públicas, agricultura, indústria;
- Tratado de Latrão (1929): acordo entre o Estado e a Igreja, soberania do Vaticano;
- Expansionismo: invasão da Etiópia (1935).

O quadro refere-se à seguinte ideologia política:
A Revolução Russa de 1917 foi um evento significativo, pois determinou transformações sociais e políticas no contexto europeu e mundial. Sobre essa revolução, correto afirmar que:
As Cruzadas tiveram um papel fundamental na história medieval, especialmente no contexto das relações entre o Ocidente europeu e o Oriente. Sobre as consequências econômicas das Cruzadas na Europa Medieval é correto afirmar que:
Considerando os fatores políticos, diplomáticos, sociais e econômicos, assinale a alternativa que indica o principal desencadeador da Primeira Guerra Mundial em 1914: