Filtrar


Questões por página:

Observe a imagem a seguir.


Imagem associada para resolução da questão



Fonte: Die neue Hermannsschlacht (1875).


A imagem retrata o chanceler alemão Otto von Bismarck como herói Armínio na batalha da Floresta de Teutoburgo, simbolizando a unificação alemã de 1871.


Com base na observação da imagem, é correto afirmar que a representação de Otto von Bismark como Armínio

Leia o trecho a seguir.

“Bazar do mundo”, “centro da fraternidade universal”, “exposição cosmopolita”, “grande marco na estrada da civilização” foram algumas expressões usadas na imprensa para se referir as Exposições universais, onde era dado ao visitante o contato com os produtos que exemplificavam as maravilhas das nações participantes.”

Adaptado de: BN – Exposição Universal Londres 1851.


As afirmativas descrevem corretamente objetivos das exposições universais ocorridas no século XIX, à exceção de uma. Assinale-a.
Leia o trecho a seguir.

“Os progressos incessantes da indústria, os novos caminhos em que entraram as artes, a alteração das relações entre os operários e os patrões, a riqueza nas mãos de um pequeno número ao lado da indigência da multidão, sem falar da corrupção dos costumes, deu em resultado um temível conflito. Esta situação preocupa os doutos, os sábios, as reuniões populares, os legisladores e os conselhos dos governantes, e não há, presentemente, outra causa que impressione com tanta veemência o espírito humano. É por isto que, Veneráveis Irmãos, o que em outras ocasiões temos feito, para bem da Igreja e da salvação comum dos homens, em Nossas Encíclicas sobre a soberania política, a liberdade humana, a constituição cristã dos Estados e outros assuntos análogos, falando-vos da Condição dos Operários.”

Adaptado de Carta Encíclica “Rerum Novarum” do Sumo Pontífice Papa Leão XIII. Roma,15 de maio de 1891.

Com base na leitura do trecho, é correto afirmar que a posição da Igreja Católica, diante das transformações sociais e econômicas do século XIX, passou a
Leia o trecho a seguir sobre o papel da América Latina na Guerra Fria.

“Mais do que fatores econômicos, as colaborações tinham dimensões estratégicas no início da Guerra Fria: políticos estadunidenses temiam que a URSS pudesse influenciar os governantes e intelectuais locais da América Latina em uma possível expansão do comunismo, e trocas comerciais, ajuda externa e políticas internacionais de saúde para a região colaborariam na demonstração de que progresso social seria possível.”

Adaptado de: Andrade, Rômulo. Amazônia na era do desenvolvimento. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz,2024, p.136.

Com base na leitura do trecho, assinale a opção que descreve corretamente os elementos característicos da relação entre os Estados Unidos e a América Latina durante a Guerra Fria.
Com base no contexto histórico, assinale a opção que apresenta corretamente a relação entre a Comuna de Paris e os territórios franceses na África.