Questões de Concurso
Filtrar
1.499 Questões de concurso encontradas
Página 215 de 300
Questões por página:
Leia o texto abaixo.
“O mundo em que vivemos hoje é radicalmente diferente do que era no início ou mesmo no meio deste século [século XX]. E continua a mudar. Hoje, a preservação de qualquer tipo de sociedade ‘fechada’ é impossível”.
Discurso proferido por Mikhail Gorbachev, em 1988, em reunião da ONU. In: Aquino et al, p.342.
Podemos definir os fatos políticos e sociais, ocorridos na segunda metade da década de 1980, na antiga URSS, como
Leia o texto abaixo.
A Revolução começou como uma tentativa de recapturar o Estado. Captura essa empreendida pela aristocracia e pelos parlaments, e não fosse pelo desprezo à profunda crise socioeconômica que suas exigências acarretavam e por ter subestimado a força do Terceiro Poder, a nobreza poderia ter alcançado seus objetivos. Mas, a Revolução não foi realizada por um grupo organizado ou por um partido e nem chegou a apresentar líderes que conduzissem as massas rumo à revolução. Um grupo foi responsável por dar a unidade efetiva ao movimento revolucionário. A “burguesia”. Suas exigências foram norteadoras da famosa Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789. A característica marcante desse documento é ser contra a sociedade hierárquica e de privilégios da nobreza, mas não um manifesto a favor de uma sociedade democrática e igualitária. O burguês liberal clássico não era democrata, mas sim um devoto do constitucionalismo, de um Estado secular, com liberdades civis e garantias para a empresa privada, e de um governo de contribuintes e proprietários.
HOBSBAWM, Eric J. A Revolução Francesa. Rio de janeiro: Paz e Terra,1996.
O processo revolucionário francês, que culminou com a queda da monarquia em 1789, apresentou grupos com interesses políticos heterogêneos, como os jacobinos e os girondinos. Apontamos como alternativa para a melhor caraterização social e política dos girondinos:
Leia o texto abaixo.
“Perdi o recorte com a frase, motivo pelo qual posso estar chamando o autor errado. Mas tenho quase certeza de que foi o historiador norte-americano Arthur Schlesinger quem cunhou a seguinte: “Não é porque Marx estava errado que Adam Smith está absolutamente certo” [...].
ROSSI, Cláudio. Folha de São Paulo,1995. Fragmento.
Nesse texto, o articulista do jornal “Folha de São Paulo”, Cláudio Rossi, faz referência a dois ideários que representaram a conjuntura mundial no final dos anos 1980, respectivamente,
No que tange à luta dos movimentos negros americanos contra a discriminação racial, analise as seguintes afirmações:
I. A partir da metade dos anos de 1950 nasceu um movimento que efetuou uma série de boicotes contra todas as formas de discriminação racial.
II. No decorrer da década de 1960 as ações se radicalizaram, uma das razões foi o assassinato de Malcom X em uma manifestação no ano de 1965.
III. Martin Luther King, liderou o grupo radical dos Panteras Negras e foi assassinado no ano de 1968.
É correto o que se afirma em:
Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir sobre o processo de modernização da América Latina no decorrer da Segunda Guerra Mundial.
( ) O desenvolvimento industrial foi bastante superficial e a urbanização derivou da fuga de camponeses da fuga das condições miseráveis da vida no campo.
( ) As classes elevadas da sociedade eram constituídas por uma oligarquia proprietária de terras e uma pequena burguesia industrial e comerciante.
( ) O modelo político foi o populismo, os casos emblemáticos foram Vargas no Brasil e Peron na Argentina.
( ) Entrou em decadência no final dos anos de 1950 e levou a uma forte instabilidade, política, em muitos casos desencadeou ditaduras militares apoiadas por potências estrangeiras.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência: