Filtrar


Questões por página:
As guerras civis chinesas do início do século XX envolveram disputas entre os ditos ‘nacionalistas’ (Kuomintang) e os ‘comunistas’ (Partido Comunista Chinês) pela liderança da China, com ambos os lados tentando conquistar o apoio da população. O avanço do imperialismo japonês e a brutal ocupação da China pelos japoneses tiveram um papel crucial na mudança das alianças internas, influenciando as escolhas políticas do povo chinês. Com base nesse contexto, considere os fatores que contribuíram para o apoio das massas à Revolução Chinesa e assinale a afirmativa correta.
“Sobre a quantidade e qualidade dos fornecimentos, Júkov escreveu: A ajuda muito badalada dos aliados [...] só chegou em pequenas quantidades, que estavam muito longe do que tinha sido prometido. Naturalmente que as entregas de pólvora, gasolina de alta qualidade, alguns tipos de aço, veículos e mantimentos eram necessárias e, sem dúvida, tiveram um papel positivo. Contudo, a sua quota no total das necessidades do nosso país foi insignificante. Teríamos precisado de fornecimentos muito maiores. Mas até no material fornecido havia queixas. Os nossos condutores de tanques e pilotos não apreciavam os modelos estrangeiros. Especialmente os tanques com motores a gasolina foram recusados por se incendiarem como tochas’.”
(HUAR, Ulrich. Contribuições de Stáline para a ciência militar e política soviética. Berlim: Ernst Thälman Verlag,2006. p.175.)

O texto, que apresenta o relato do general soviético Gueorgui Konstantínovitch Júkov (1896-1974), refere-se ao programa de ajuda material dos EUA a países que lutavam contra a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial, conhecido como
Visualizar Questão Comentada
O posicionamento ideológico do nazifascismo tem sido objeto de intensos debates, muitas vezes influenciados por revisionismos sem base material. Considerando o contexto pré-Segunda Guerra Mundial e as disputas ideológicas da época, assinale a alternativa que explica corretamente a posição do nazifascismo no espectro político.
“O crash da Bolsa de Nova York (em outubro de 1929) foi acompanhado de longe pelo grande público, apesar dos suicídios de especuladores arruinados, atirando-se pelas janelas dos prédios de Manhattan, terem aparecido nas capas dos jornais. Enquanto se multiplicavam as falências e demissões, o pânico monetário e financeiro e as bancarrotas estatais, o primeiro plano da cena era ocupado por peritos governamentais e encontros diplomáticos. [...] Uma monstruosa desordem material e humana. Locomotivas brasileiras consumiam o café que não mais podia ser vendido [...], estoques se acumulavam, empresas fechavam suas portas; milhões de pessoas se viam sem emprego, portanto sem recursos e sem dignidade, na maioria das vezes sem proteção social, incapazes de pagar seus aluguéis, reduzidas à espera das distribuições gratuitas de alimentos e agasalhos, levadas ao despejo, à mendicidade, à revolta.”
(GAZIER, Bernard. A crise de 1929: uma breve introdução. São Paulo: L&PM,2009. p.4.)

Considerando a relação entre a crise de 1929 e as características estruturais do capitalismo, marque a alternativa correta.
O ‘centralismo democrático’, formulado por Lênin, foi um princípio fundamental na construção do Partido Bolchevique e na condução da Revolução Russa de 1917. Considerando sua formulação e suas implicações históricas, assinale a opção correta.