Questões de Concurso
Filtrar
1.330 Questões de concurso encontradas
Página 36 de 266
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Boa Ventura - PB
Disciplina:
História
“O documento é monumento. Resulta do esforço das sociedades históricas para impor ao futuro – voluntária ou involuntariamente – determinada imagem de si próprias. No limite, não existe um documento-verdade. Todo o documento é mentira. Cabe ao historiador não fazer o papel de ingênuo. Os medievalistas, que tanto trabalharam para construir uma crítica – sempre útil, decerto – do falso, devem superar esta problemática porque qualquer documento é, ao mesmo tempo, verdadeiro – incluindo, e talvez sobretudo, os falsos – e falso, porque um monumento é em primeiro lugar uma roupagem, uma aparência enganadora, uma montagem. É preciso começar por desmontar, demolir esta montagem, desestruturar esta construção e analisar as condições de produção dos documentos monumentos.” (LE GOFF,2005).
A partir da citação acima, depreendem-se as seguintes afirmações sobre o conceito de documento como monumento:
I- Os monumentos são documentos, porque também indicam as pistas para se construir o passado histórico e as suas verdades. II- Todo documento é produzido de maneira inocente e não busca induzir a construção de versões pré-determinadas do passado. III- Nenhum documento é inocente. Todos são monumentos, porque sobrevivem ao passado de maneira intencional e proposital.
É CORRETO o que se afirma em:
A partir da citação acima, depreendem-se as seguintes afirmações sobre o conceito de documento como monumento:
I- Os monumentos são documentos, porque também indicam as pistas para se construir o passado histórico e as suas verdades. II- Todo documento é produzido de maneira inocente e não busca induzir a construção de versões pré-determinadas do passado. III- Nenhum documento é inocente. Todos são monumentos, porque sobrevivem ao passado de maneira intencional e proposital.
É CORRETO o que se afirma em:
Concurso:
Prefeitura de Boa Ventura - PB
Disciplina:
História
Após as inovações teórico-metodológicas vivenciadas pelo conhecimento histórico desde o surgimento da Escola dos Annales, na primeira metade do século XX, têm sido divulgados novos conceitos para se pensar a história. Escolha a alternativa que representa um novo conceito de história, cuja contribuição do pensador dos Annales, Marc Bloch, esteja explicitada.
Concurso:
Prefeitura de Boa Ventura - PB
Disciplina:
História
Para a Escola Positivista, metódica, do final do século XIX, representada por autores como Leopold Von Ranke e Fustel de Coulanges, a história deveria se tornar uma ciência a partir de uma metodologia baseada nos seguintes princípios:
I- O conhecimento histórico deveria copiar o método objetivista das ciências naturais. II- Os historiadores deveriam buscar sempre a neutralidade, com o objetivo de encontrar uma única verdade para se narrar os eventos históricos. III- O melhor dos historiadores é aquele que menos se afasta dos textos.
É CORRETO o que se afirma em:
I- O conhecimento histórico deveria copiar o método objetivista das ciências naturais. II- Os historiadores deveriam buscar sempre a neutralidade, com o objetivo de encontrar uma única verdade para se narrar os eventos históricos. III- O melhor dos historiadores é aquele que menos se afasta dos textos.
É CORRETO o que se afirma em:
Concurso:
Prefeitura de Boa Ventura - PB
Disciplina:
História
Sobre o conceito de Ludismo, pode-se afirmar que:
Concurso:
Prefeitura de Boa Ventura - PB
Disciplina:
História
O medo é algo imanente às sociedades humanas, durante o medievo este sentimento foi agravado devido às crises econômicas e epidêmicas que devastaram grande parte da sociedade europeia. O medo, portanto, levou grande parte da população a buscar formas de obter uma salvação divina no pós-morte. Nesse contexto, a Igreja Católica se expandiu e se instrumentalizou para auxiliar a população na busca pela Misericórdia Divina.
Sobre os medos e os sistemas de controle, pode-se concluir:
I- O Tribunal do Santo Ofício atuou como instituição de controle durante a Idade Média, tendo como um de seus principais alvos as práticas pagãs de cura entre os camponeses. II- Mulheres e crianças durante o período medieval estavam isentas de pecado e de acusações inquisitoriais mediante a semelhança entre as famílias de camponeses e a Sagrada Família, personificada na imagem de Jesus, Maria e José. III- Animais eram temidos e as práticas de controle medievais foram expandidas para o mundo animal quando a Igreja passou a considerar a existência de dragões e demônios.
É CORRETO o que se afirma em:
Sobre os medos e os sistemas de controle, pode-se concluir:
I- O Tribunal do Santo Ofício atuou como instituição de controle durante a Idade Média, tendo como um de seus principais alvos as práticas pagãs de cura entre os camponeses. II- Mulheres e crianças durante o período medieval estavam isentas de pecado e de acusações inquisitoriais mediante a semelhança entre as famílias de camponeses e a Sagrada Família, personificada na imagem de Jesus, Maria e José. III- Animais eram temidos e as práticas de controle medievais foram expandidas para o mundo animal quando a Igreja passou a considerar a existência de dragões e demônios.
É CORRETO o que se afirma em: