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Concurso:
Prefeitura de Chapecó - SC
Disciplina:
História
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Assinale a alternativa que identifica um país que está situado atualmente no território correspondente à Antiga Mesopotâmia.
Concurso:
Prefeitura de Cajazeiras do Piauí - PI
Disciplina:
História
O desfile das Escolas de Samba de 2025 foi histórico, já que foi a primeira vez que o Grupo Especial do Rio de Janeiro se dividiu em três noites de desfiles. Até 1983, as apresentações eram realizadas apenas no domingo, e entre 1984 e 2024, o desfile também acontecia na segunda-feira. Esse ano, o Carnaval mais conhecido no Brasil e no Mundo trouxe em muitos de seus sambas enredos, através das escolas de samba, uma temática de um povo que, para ser estudado nas escolas, tiveram que “promulgar” uma lei, a lei nº 10.639/2003 que estabelece nas diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira". Assim, sobre as temáticas da História Nacional, do Carnaval, da Cultura Afro-Brasileira e suas relações com outros continentes analisemos os itens abaixo:
I. No Governo de Lula, em 09 de janeiro de 2003, este faz alterações na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e nela consta a inclusão da obrigatoriedade da temática da História e Cultura Afro-Brasileira, fora isso, no calendário escolar e brasileiro trouxe um dia que passou a ser emblemático para criarmos consciência sobre nossas origens históricas, esse dia é o 20 de novembro como ‘Dia Nacional da Consciência Negra’.
II. “Transbordo a revolta dos mais oprimidos, Eu sou caboclo da mata do catucá, Eu sou pavor contra tirania, Das matas, o encantado, Cachimbo já foi facão amolado, Salve malungueiro, juremá” – Esse foi um trecho do samba enredo da escola de samba Unidos do Viradouro, que fora em 2024 a campeã do desfile de carnaval do Rio de Janeiro, buscou seu quarto título em 2025 com o enredo “Malunguinho: O Mensageiro de Três Mundos”, que retrata a entidade afro-indígena em suas manifestações como Caboclo, Mestre e Exu/Trunqueiro. Sob a assinatura de Tarcísio Zanon, o desfile retorna ao século XIX, em Pernambuco, para narrar a resistência do quilombo do Catucá e a luta de seu último líder, João Batista, o Malunguinho. Vimos que em 2025, mais de uma das escolas de samba apresentaram em seus sambas enredos uma característica expressiva sobre a história afro-indígena brasileira, destacando o seu valor na História do Brasil.
III. Os tais “limões de cheiro”, símbolo máximo do entrudo, era uma bola de cera ou bexiga animal recheada com uma mistura de água, perfume e, em muitos casos, líquidos menos inocentes, como urina. Apesar da violência, o entrudo fazia parte do calendário festivo anual e tinha muitos adeptos e simpatizantes, inclusive na Corte. Outra herança carnavalesca portuguesa, essa bem mais tranquila, foi o zé-pereira, em que tocadores de bumbos enormes acompanhavam as procissões na região do Minho, em Portugal, os chamados zé-pereiras se espalharam pelo Rio de Janeiro no século 20, assim como em Teresina, no Piauí, que em 2012 o Corso do Zé Pereira entrou para o Livro dos Recordes (Guinness World Records Book) como o maior Desfile de Carros Alegóricos.
IV. Com base nesses discursos podemos afirmar que a religião, a cultura e a raça estiveram presentes na temática Carnaval e a relação entre igreja e os folguedos foram de altos e baixos, visto que durante a Idade Média, “Ao criar a Quaresma, a Igreja Católica instituiu o carnaval” muitos papas foram inimigos da “festa da carne”, mas, no século 15, o papa Paulo II se mostrou mais tolerante ao autorizar a Via Lata, área diante do seu palácio em Roma, para a celebração do carnaval romano, com desfiles, corridas, danças, brincadeiras. “O carnaval no Rio é o acontecimento religioso da raça.” Logo no primeiro parágrafo de seu Manifesto da Poesia Pau-Brasil, um dos mais importantes textos da literatura brasileira, o escritor Oswald de Andrade exalta a importância da festa mais popular do país, que contagia grande parte da população com uma explosão de alegria e transporta a cultura brasileira a todas as partes do mundo.
Está correto o que se afirma apenas em:
I. No Governo de Lula, em 09 de janeiro de 2003, este faz alterações na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e nela consta a inclusão da obrigatoriedade da temática da História e Cultura Afro-Brasileira, fora isso, no calendário escolar e brasileiro trouxe um dia que passou a ser emblemático para criarmos consciência sobre nossas origens históricas, esse dia é o 20 de novembro como ‘Dia Nacional da Consciência Negra’.
II. “Transbordo a revolta dos mais oprimidos, Eu sou caboclo da mata do catucá, Eu sou pavor contra tirania, Das matas, o encantado, Cachimbo já foi facão amolado, Salve malungueiro, juremá” – Esse foi um trecho do samba enredo da escola de samba Unidos do Viradouro, que fora em 2024 a campeã do desfile de carnaval do Rio de Janeiro, buscou seu quarto título em 2025 com o enredo “Malunguinho: O Mensageiro de Três Mundos”, que retrata a entidade afro-indígena em suas manifestações como Caboclo, Mestre e Exu/Trunqueiro. Sob a assinatura de Tarcísio Zanon, o desfile retorna ao século XIX, em Pernambuco, para narrar a resistência do quilombo do Catucá e a luta de seu último líder, João Batista, o Malunguinho. Vimos que em 2025, mais de uma das escolas de samba apresentaram em seus sambas enredos uma característica expressiva sobre a história afro-indígena brasileira, destacando o seu valor na História do Brasil.
III. Os tais “limões de cheiro”, símbolo máximo do entrudo, era uma bola de cera ou bexiga animal recheada com uma mistura de água, perfume e, em muitos casos, líquidos menos inocentes, como urina. Apesar da violência, o entrudo fazia parte do calendário festivo anual e tinha muitos adeptos e simpatizantes, inclusive na Corte. Outra herança carnavalesca portuguesa, essa bem mais tranquila, foi o zé-pereira, em que tocadores de bumbos enormes acompanhavam as procissões na região do Minho, em Portugal, os chamados zé-pereiras se espalharam pelo Rio de Janeiro no século 20, assim como em Teresina, no Piauí, que em 2012 o Corso do Zé Pereira entrou para o Livro dos Recordes (Guinness World Records Book) como o maior Desfile de Carros Alegóricos.
IV. Com base nesses discursos podemos afirmar que a religião, a cultura e a raça estiveram presentes na temática Carnaval e a relação entre igreja e os folguedos foram de altos e baixos, visto que durante a Idade Média, “Ao criar a Quaresma, a Igreja Católica instituiu o carnaval” muitos papas foram inimigos da “festa da carne”, mas, no século 15, o papa Paulo II se mostrou mais tolerante ao autorizar a Via Lata, área diante do seu palácio em Roma, para a celebração do carnaval romano, com desfiles, corridas, danças, brincadeiras. “O carnaval no Rio é o acontecimento religioso da raça.” Logo no primeiro parágrafo de seu Manifesto da Poesia Pau-Brasil, um dos mais importantes textos da literatura brasileira, o escritor Oswald de Andrade exalta a importância da festa mais popular do país, que contagia grande parte da população com uma explosão de alegria e transporta a cultura brasileira a todas as partes do mundo.
Está correto o que se afirma apenas em:
Concurso:
Prefeitura de Cajazeiras do Piauí - PI
Disciplina:
História
Importante destacar que a escola é um ambiente de diferentes aprendizagens sistemáticas: os valores, as atitudes, os símbolos e as concepções são traços tão importantes quanto o desenvolvimento de conhecimentos e de habilidades cognitivas. Assim a influência dos movimentos sociais na historiografia e os balanços historiográficos que associam as lutas antirracistas e do movimento negro no mundo atlântico com a história da historiografia da escravidão, o movimento socialista com a história social do trabalho ou, ainda, a influência do feminismo no surgimento do campo da história das mulheres e, depois, do gênero de uma maneira mais geral. Tendo no dicionário o conceito de Feminismo como sendo Movimento que combate a desigualdade de direitos entre mulheres e homens. [Por Extensão] Ideologia que defende a igualdade, em todos os aspectos (social, político, econômico), entre homens e mulheres. Sobre os movimentos sociais, o feminismo, a escola e os saberes históricos, analise as alternativas abaixo e assinale a incorreta:
Concurso:
Prefeitura de Cajazeiras do Piauí - PI
Disciplina:
História
“A Loucura tem tantos atrativos para os homens, que, de todos os males, é ela o único que se estima como um bem”. - Erasmo de Rotterdam.
“A pior das loucuras é, sem dúvida, pretender ser sensato num mundo de doidos.” - Erasmo de Rotterdam.
“Misture um pouco de loucura com a sua prudência: é bom ser bobo no momento certo.” - William Shakespeare.
A Loucura tem como conceito popularmente atribuída a termos de comportamentos que fogem àqueles estabelecidos por nossa sociedade, através dos tempos. Contudo é conveniente lembrar que muitos destas “loucuras” levaram a importantes descobertas e quebra de paradigmas ao longo da história. Sobre a História e o Tempo que marcou as ideias sobre a loucura e como também desses autores citados, assim como o espaço sociocultural das épocas, analise os itens abaixo:
I. Diferentemente da antiguidade clássica a loucura na Grécia antiga era considerada quase um privilégio, pois os gregos acreditavam que o “delirante” tinha a capacidade de se comunicar com as divindades, com o “sagrado”. Por isso, não havia necessidade de segregação ou exclusão. A loucura não era vista como uma questão de moral e de conduta.
II. Na Idade Média, e depois no Renascimento, a loucura está presente no horizonte social como um fato estético ou cotidiano; depois, no século XVII – a partir da internação – a loucura atravessa um período de silêncio, de exclusão. Ela perdeu essa função de manifestação, de revelação que ela tinha na época de Shakespeare e de Cervantes.
III. Percebe-se que o discurso sobre a loucura varia ao longo do tempo, mas que a cada época passam por verdadeiros, na perspectiva de Foucault de pensar e fazer a história e a historiografia, esse acreditava que os acontecimentos devem ser considerados em seu tempo, história e espaço. Dessa forma, a loucura não é algo universal, mas resulta de um determinado conjunto de práticas específicas num contexto circunscrito.
Marque a alternativa correta:
“A pior das loucuras é, sem dúvida, pretender ser sensato num mundo de doidos.” - Erasmo de Rotterdam.
“Misture um pouco de loucura com a sua prudência: é bom ser bobo no momento certo.” - William Shakespeare.
A Loucura tem como conceito popularmente atribuída a termos de comportamentos que fogem àqueles estabelecidos por nossa sociedade, através dos tempos. Contudo é conveniente lembrar que muitos destas “loucuras” levaram a importantes descobertas e quebra de paradigmas ao longo da história. Sobre a História e o Tempo que marcou as ideias sobre a loucura e como também desses autores citados, assim como o espaço sociocultural das épocas, analise os itens abaixo:
I. Diferentemente da antiguidade clássica a loucura na Grécia antiga era considerada quase um privilégio, pois os gregos acreditavam que o “delirante” tinha a capacidade de se comunicar com as divindades, com o “sagrado”. Por isso, não havia necessidade de segregação ou exclusão. A loucura não era vista como uma questão de moral e de conduta.
II. Na Idade Média, e depois no Renascimento, a loucura está presente no horizonte social como um fato estético ou cotidiano; depois, no século XVII – a partir da internação – a loucura atravessa um período de silêncio, de exclusão. Ela perdeu essa função de manifestação, de revelação que ela tinha na época de Shakespeare e de Cervantes.
III. Percebe-se que o discurso sobre a loucura varia ao longo do tempo, mas que a cada época passam por verdadeiros, na perspectiva de Foucault de pensar e fazer a história e a historiografia, esse acreditava que os acontecimentos devem ser considerados em seu tempo, história e espaço. Dessa forma, a loucura não é algo universal, mas resulta de um determinado conjunto de práticas específicas num contexto circunscrito.
Marque a alternativa correta:
Concurso:
Prefeitura de Cajazeiras do Piauí - PI
Disciplina:
História
A História, como ciência, busca em diversas teorias entender como o homem pensa, cria sua realidade, a modifica, se organiza em sociedade, e através de ações culturais, econômicas, filosóficas, dentre outras; criam paradigmas que se perpetuam ao longo do tempo evidenciando a evolução do sujeito e do objeto estabelecendo uma interlocução desses na construção da história, bem como o repasse de todo esse método na forma educacional para a construção do ser humano, alguns podem chamar isso de fazer história e outros historiografia, portanto sobre o conhecimento histórico, saber histórico e historiografias, marque a alternativa incorreta: