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Sobre a Escola Metódica, dita positivista, e a produção do conhecimento histórico, analise as afirmativas a seguir:

I- O pensamento metódico se baseava no cientificismo, na neutralidade e na procura pela verdade na produção de conhecimento histórico.
II- A história deve ser narrada como de fato aconteceu, ou seja, não acrescentar nada aos documentos considerados oficiais.
III- Para o pensamento metódico, passado e presente se relacionam e História é a ciência dos homens no tempo.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
“De fato, o que sobrevive não é o conjunto daquilo que existiu no passado, mas uma escolha efetuada quer pelas forças que operam no desenvolvimento temporal do mundo e da humanidade, quer pelos que se dedicam à ciência do passado e do tempo que passa, os historiadores (JACQUES LE GOFF)”.
Sobre o conceito de Fonte Histórica, assinale a alternativa CORRETA
Considerando o conceito de luta de classes, assinale a alternativa que apresenta a alternativa CORRETA.
Há um consenso de que a Escola dos Annales revolucionou o modo dos profissionais da História pensarem o conceito de tempo. Os chamados combates por uma Nova História buscaram romper com a perspectiva tradicional de produção do conhecimento histórico.
Analise as sentenças abaixo, tendo como parâmetro as mudanças na produção do conhecimento histórico ao longo do século XX.

I- Os combates por uma Nova História confirmara o lugar da História entre as ciências e a sua definição como a ciência que estuda o passado.
II- A produção do conhecimento histórico tem muito mais proximidade com os problemas elaborados pelos historiadores no presente.
III- O passado está morto e cabe aos historiadores ressuscitá-lo.

A alternativa que responde CORRETAMENTE é:
“Michel de Certeau propôs a expressão 'fazer história', podemos considerar que o acontecimento está ligado a um fazer, a uma fábrica.” (DOSSE, François. A História. São Paulo: UNESP.2012, p.211). Analise as proposições a seguir:

I- Em Certeau, os princípios epistemológicos da história vê na realidade do fato a sua causalidade histórica, considerada a única que dá fundamentos a busca da objetividade.
II- Michel de Ceretau, um historiador jesuíta da França, pensa a História como a ciência que estuda o homem, em seu meio, através dos tempos aplicando métodos científicos e construindo leis gerais.
III- Para Certeau, retomar a noção de regimes de historicidade, no cruzamento entre vivência e o conceito, a psicanálise e a história é perceber que está noção explica a singularidade com a qual as comunidades humanas vivem sua relação com o tempo.
IV- A construção social dos acontecimentos, em Certeau, passa pela tentativa de redução da indeterminação do que aconteceu e ao qual se tenta conferir uma importância determinada em consequência de um sistema de valores. Essa busca tem a vantagem de estar ligada a um lugar, a uma instituição, a uma ancoragem social.


É CORRETO o que se afirma em: