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Numa produção conjunta italiana, espanhola, inglesa e alemã de 1995, dirigida por Ken Loach, o filme “Terra e Liberdade”, pode ser considerado um clássico do cinema político. No filme, são retratadas as dificuldades dos revolucionários pertencentes aos vários segmentos de esquerdas, que lutaram contra os extremistas de direita de linha fascista, durante a sangrenta Guerra Civil Espanhola (1936 – 1939).

A partir das informações acima, considerando os acontecimentos que envolveram a Guerra Civil Espanhola, pode-se aferir que:

A partir das informações acima, considerando os acontecimentos que envolveram a Guerra Civil Espanhola, pode-se aferir que:
Leia o trecho a seguir.
“Em vista de tais armas, o ritmo do conflito bélico vindouro será ditado pela tentativa não só de defender-se, mas também de su-plantar os terrores provocados pelo inimigo por terrores dez vezes maiores.”
(Walter Benjamin. “As armas do futuro”. In: Ilustríssima/ Folha de São Paulo, 28/07/2013)
Com base no fragmento, podemos afirmar como uma das causas principais da Primeira Guerra Mundial:
“Em vista de tais armas, o ritmo do conflito bélico vindouro será ditado pela tentativa não só de defender-se, mas também de su-plantar os terrores provocados pelo inimigo por terrores dez vezes maiores.”
(Walter Benjamin. “As armas do futuro”. In: Ilustríssima/ Folha de São Paulo, 28/07/2013)
Com base no fragmento, podemos afirmar como uma das causas principais da Primeira Guerra Mundial:
Leia o trecho a seguir.
“O Egito faraônico não somente representa o primeiro reino unificado historicamente conhecido, como também a mais longa experiência humana documentada de continuidade política e cultural. Mesmo não incluindo o período greco-romano – embora os monarcas helenísticos e os imperadores de Roma tenham figurado como ‘faraós’ em monumentos egípcios –, a história do Antigo Egito se estende por uns dois mil e setecentos anos, de aproximadamente 3000 a.C. até 332 a.C. (...)Tal história conheceu, é verdade, fases de descentralização, anarquia e domínio estrangeiro, mas, durante estes longos séculos, o Egito constituiu uma mesma entidade política reconhecível.”
(CARDOSO, Ciro Flamarion Santana. O Egito Antigo. Brasiliense,6ª edição. SP.1987. p.7)
Pode-se afirmar como características da milenar civilização egípcia o fato:
“O Egito faraônico não somente representa o primeiro reino unificado historicamente conhecido, como também a mais longa experiência humana documentada de continuidade política e cultural. Mesmo não incluindo o período greco-romano – embora os monarcas helenísticos e os imperadores de Roma tenham figurado como ‘faraós’ em monumentos egípcios –, a história do Antigo Egito se estende por uns dois mil e setecentos anos, de aproximadamente 3000 a.C. até 332 a.C. (...)Tal história conheceu, é verdade, fases de descentralização, anarquia e domínio estrangeiro, mas, durante estes longos séculos, o Egito constituiu uma mesma entidade política reconhecível.”
(CARDOSO, Ciro Flamarion Santana. O Egito Antigo. Brasiliense,6ª edição. SP.1987. p.7)
Pode-se afirmar como características da milenar civilização egípcia o fato:
Concurso:
Prefeitura de Cuiabá - MT
Disciplina:
História
Leia o trecho:
“A revolta dos escravos em São Domingos está associada aos acontecimentos revolucionários na França de fins do século XVIII, que ocasionaram em 1794, a proclamação do fim da escravidão nas possessões francesas no ultramar. [...] A ascensão de Napoleão Bonaparte ao governo francês marcou uma nova reviravolta no processo. Anulou a lei abolicionista de 1794”.
PRADO, Maria Lígia; PELLEGRINO, Gabriela. História da América Latina. São Paulo: Contexto,2014. p.17.
O processo de independência desencadeado a partir do evento acima foi muito marcante. As classes dominantes que lideravam os movimentos de independência no Brasil e em outros lugares da América lembravam-se deste fenômeno e tinham o temor que algo semelhante ocorresse em seus territórios e, dessa forma, buscavam se precaver política e juridicamente. O medo referente ao que ocorreu em São Domingos ficou conhecido como:
“A revolta dos escravos em São Domingos está associada aos acontecimentos revolucionários na França de fins do século XVIII, que ocasionaram em 1794, a proclamação do fim da escravidão nas possessões francesas no ultramar. [...] A ascensão de Napoleão Bonaparte ao governo francês marcou uma nova reviravolta no processo. Anulou a lei abolicionista de 1794”.
PRADO, Maria Lígia; PELLEGRINO, Gabriela. História da América Latina. São Paulo: Contexto,2014. p.17.
O processo de independência desencadeado a partir do evento acima foi muito marcante. As classes dominantes que lideravam os movimentos de independência no Brasil e em outros lugares da América lembravam-se deste fenômeno e tinham o temor que algo semelhante ocorresse em seus territórios e, dessa forma, buscavam se precaver política e juridicamente. O medo referente ao que ocorreu em São Domingos ficou conhecido como:
Concurso:
Prefeitura de Cuiabá - MT
Disciplina:
História
“É só a partir do século VIII a. C. que começamos a entrever, em diferentes regiões do Mediterrâneo, o progressivo surgimento de comunidades organizadas a partir de centros urbanos: as cidades-Estados ou pólis”.
GUARINELLO, Noberto Luiz. História Antiga. São Paulo: Contexto,2013. p.77.
Em relação às cidades-Estados da Antiguidade, podemos afirmar que a:
GUARINELLO, Noberto Luiz. História Antiga. São Paulo: Contexto,2013. p.77.
Em relação às cidades-Estados da Antiguidade, podemos afirmar que a: