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Durante a chamada “Partilha Europeia da África” (1880-1914), apenas dois países do continente africano se mantiveram independentes. São eles:
“Após o século XIV, dominado pela figura notável do mansa Kanku Musa, o Mali entrou num período de declínio gradual. Os séculos XV e XVI foram marcados pela mudança progressiva do centro de interesse do império para o oeste”. (IN: Silvério, Valter Roberto. Síntese da Coleção História Geral da África: Pré-história ao século XVI / coordenação de Valter Roberto Silvério e autoria de Maria Corina Rocha, Mariana Blanco Rincón, Muryatan Santana Barbosa. Brasília: UNESCO, MEC, UFSCar,2013, p.451)
Sobre esse período da história do Império do Mali, analise as afirmativas abaixo:
I - Após o século XIV, as relações do Mali com a África setentrional se deterioraram, em consequência da célebre peregrinação do mansa Kanku Musa a Meca.
II - Enquanto o monopólio comercial muçulmano permanecia intacto nos demais países do sul do Saara, o comércio do Mali, a partir de meados do século XV voltou-se parcialmente para o litoral.
Em relação as afirmativas acima, é correto afirmar:
“Dois fatores explicam, basicamente, tanto a estrutura social quanto a história da Núbia no período cristão: de um lado, a decadência do Reino de Méroe, que ocupara o território do século III antes da Era Cristã até o século III da Era Cristã; de outro, a romanização e posterior cristianização do Egito, seu vizinho do norte”. (IN: Silvério, Valter Roberto. Síntese da Coleção História Geral da África: Pré-história ao século XVI / coordenação de Valter Roberto Silvério e autoria de Maria Corina Rocha, Mariana Blanco Rincón, Muryatan Santana Barbosa. Brasília: UNESCO, MEC, UFSCar,2013, p.213)
Em relação a cristianização do Reino da Núbia, assinale a alternativa correta:
Leia o excerto a seguir.
As teorias raciais do século XIX aglutinaram os mitos raciais da ciência positivista. Dessa forma, foi possível a criação de uma tipologia racial metódica, supostamente objetiva, aliada aos critérios evolucionistas e progressos positivistas que permitiram fazer considerações sobre a “qualidade” de determinado grupo humano, com status de embasamento científico no século XX.
PADRÓS, E. S.; RIBEIRO, L. T.; GERTZ, R. E. (Orgs). Segunda Guerra Mundial: Da crise dos anos 30 ao Armagedón. Porto Alegre, RS: Folha da História,2000.
Considerando a política racial nazista da Segunda Guerra Mundial, afirma-se, EXCETO que

Leia o excerto a seguir.

“O nascimento de numerosos Estados africanos, entre 1960 e 1964, complicou a tarefa do pan africanismo, como movimento de integração. Contudo, incontestavelmente facilitou e Silvério o seu desenvolvimento na qualidade de movimento de libertação. Se, por um lado, os novos dirigentes africanos estavam em desacordo em relação à natureza de integração política que devia ser realizada na África, era quase unânime o reconhecimento da urgente necessidade em libertar inteiramente o continente do colonialismo.


SILVÉRIO, V. R. (Coord.). Síntese da Coleção História Geral da África: século XVI ao século XX.

Brasília, DF: UNESCO,2013. Vol. II p.573


Sobre o contexto mencionado pelo autor, afirma-se que