Filtrar


Questões por página:
Leia o trecho a seguir: “O fascismo italiano cresceu da mesma maneira que o nazismo alemão, alimentando-se tanto do medo das classes médias e da elite diante da possibilidade de uma revolução comunista conduzida pelo movimento operário, quanto dos ressentimentos nacionais causados pelos resultados frustrantes da Primeira Guerra Mundial.” Embora tenham raízes parecidas e pontos de convergência muito importantes, como o antiliberalismo e o anticomunismo, por exemplo, havia uma diferença crucial nas pautas de fascistas e nazistas. Qual diferença era essa?
A Segunda Guerra Mundial chocou o mundo ao demonstrar a capacidade de extermínio das potências mundiais em curto espaço de tempo e pelos mais diversos motivos. Embora não tenha originado os campos de concentração – estes já existiam nas colônias inglesas e alemãs no continente africano – o regime nazista deu um novo sentido a esse tipo de atrocidade. Neste contexto, houve um tipo de política específica conhecida como “Solução Final”, cujo as intenções estavam pautadas:
“As razões da quebra (“crash”) da Bolsa de Valores de Nova York em 1929 são muitas, mas podem ser sintetizadas em uma frase: ‘Todos queriam vender seus produtos, mas ninguém queria comprar’. Isso fez com que as ações das empresas perdessem valor. Portanto, a maior crise da história do capitalismo não foi uma crise de escassez, mas de excesso, estimulada pela livre concorrência entre empresas privadas, sem planejamento integrado ou qualquer regulação do Estado.”
A crise financeira que assolou os EUA e o mundo globalizado a partir de 1929 desestabilizou as principais economias do mundo, causando uma onda de desemprego e falência de várias empresas. Buscando solucionar a crise que colocara os EUA no período da “Grande Depressão”, Franklin Delano Roosevelt assumiu a presidência do país impondo uma política econômica que propunha a intervenção estatal nos mais variados setores da economia estadunidense. Baseado nas ideias do economista britânico John Keynes, tal política ficou conhecida como:
Leia o texto a seguir: “Em março de 1921, Lenin disse ao Décimo Congresso do Partido que a Rússia era como um homem ‘espancado quase até não lhe sobrar mais vida’. O Congresso, reunido enquanto a rebelião de Kronstadt acontecia, realizou-se ante um cenário de absoluta devastação na economia e insurgências camponesas por toda a nação. Muitos temiam que o regime não sobrevivesse.”
Após a Revolução de Outubro, em 1917, e a guerra civil que seguiu a ela, a Rússia recém-socialista estava devastada. Para tentar amenizar a situação, os revolucionários, liderados por Vladimir Lenin promoveram uma política econômica que fora vista na época como uma espécie de recuo aos ideais socialistas. Tal política ficou conhecida como:
O assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, em junho de 1914, é considerado o estopim para que mais tarde ficou conhecido como a Primeira Guerra Mundial. Entretanto, outros motivos foram deveras determinantes para a eclosão da “Grande Guerra”, em julho do mesmo ano. Entre as causas apontadas para a Primeira Guerra, quais das alternativas abaixo não correspondem como um fator válido para sua formação?