Questões de Concurso
Filtrar
1.390 Questões de concurso encontradas
Página 8 de 278
Questões por página:
“Durante a década de 1970, surgiu na América uma forma precoce de associação chamada ‘Operação Condor’. Essa operação tinha como elemento aglutinador a Doutrina de Segurança Nacional que vinha sendo desenvolvida como o grande marco conceitual de segurança para os países latino-americanos.”
(Disponível em: http://www.academiabrasileiradecinema.com.br/site/index.php?option= com_content&task=view&id=911&limitstart=2.)
Operação Condor, criada em 1975, foi iniciada com a Conferência Regional de Inteligência Nacional. Consistia, inicialmente, em um sistema integrado de troca de informações em que os principais atores eram adidos militares.
Sobre essa Operação e a Doutrina de Segurança Nacional, analise as afirmativas a seguir.
I. Foi uma ação conjunta das ditaduras instaladas nos seis países do Cone Sul: Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, Paraguai e Uruguai. II. Foi uma articulação multinacional entre as forças de repressão contra o comunismo e a subversão, principalmente.
III. Com exceção da Argentina, todos os demais países da América Latina participaram dessa operação, que sustentou a Doutrina de Segurança Nacional.
IV. A operação Condor é a grande responsável pela interrupção do modelo político-econômico populista e sua substituição pela modernização conservadora e ditatorial.
Estão corretas apenas as afirmativas
“Em vez de uma essência eterna, de uma ideia platônica, a disciplina chamada história é uma realidade, em si mesma, histórica, ou seja, situada no tempo e no espaço, assumida por homens que se dizem historiadores e que são reconhecidos como tais, além de ser aceita como história por diversos públicos. Em vez de uma história sub specie aeternitatis (sob a forma de eternidade), cujas características tivessem atravessado, sem qualquer alteração, as vicissitudes do tempo, existem diferentes produções que os contemporâneos de determinada época estão de acordo em considerar como história: ou seja, antes de ser uma disciplina científica – segundo sua pretensão e, até certo ponto, conforme ela o é efetivamente –, a história é uma prática social.”
(Prost,2008, p.13.)
Em relação ao conceito de história como memória e prática social, é correto afirmar que: