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Se “a interatividade é o pão cada vez mais cotidiano” das sociedades, nas palavras de Edmond Couchot (1997, p.143), um dos caminhos em sala de aula é tentar “matar essa fome” reconhecendo as inúmeras possibilidades que a linguagem da internet nos propicia. (...) Nas palavras de Juliana Xavier de Araújo, os memes não são somente reproduzidos, mas sim reelaborados de acordo com a situação e o contexto social vivido pelo sujeito. É um processo criativo de receber e dar sentido a essas formas, contextualizando-as, ou seja, cada indivíduo utiliza o sentido do meme e o ressignifica continuamente em cada replicação, a fim de compartilhar novos enunciados e adquirir um determinado capital social.
LAMARÃO Luisa Quarti. O uso de memes nas aulas de história, p.182-184. Disponível em https://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/periferia/article/view/36442/28114

Se o professor, usando dos memes para o ensino crítico sobre a escravidão, estabelecesse conexão do conteúdo ministrado com a atualidade vivida pelos seus alunos, a alternativa CORRETA seria
O pôster abaixo é do filme A Mulher Rei (The Woman King,2022).
“baseado numa história real, das guerreiras do Reino de Daomé, o exército de Agoji. O Reino de Daomé é o atual Benin, e as suas guerreiras formavam um exército que chegou a ter oito mil mulheres, responsáveis por proteger o rei, o Estado e lutar contra a força colonial. (...) um filme predominantemente focando no exército guerreiro feminino, mas que não se omite do fato de como algumas nações africanas, incluindo Daomé, foram culpadas de participar do tráfico de escravizados com invasores europeus, oferecendo seus próprios compatriotas em troca de bens materiais. O filme não foge desta ligação, não apenas mencionando, mas fazendo da questão parte do drama de sua história.”
Disponível em https://www.omelete.com.br/filmes/criticas/a-mulher-rei Imagem associada para resolução da questão

Articulando o filme ao período histórico que representa, é CORRETO afirmar que

Observe a charge abaixo, publicada no jornal Baltimore Sun em 1957

Imagem associada para resolução da questão





Na imagem, um avião chamado “A Complacência Americana” é ultrapassado por um objeto marcado com a foice e o martelo, assustando um dos passageiros.



A que fato histórico a imagem se refere?

“(...) traduz exatamente as vicissitudes dos projetos de consolidação política, social e financeira almejados pela burguesia. Buscou-se evitar a contrarrevolução, porém, ao mesmo tempo, reprimiu-se com violência toda e qualquer manifestação “jacobina” que pudesse representar o retorno às medidas revolucionárias de caráter radical. Para executar esse jogo extremamente complicado, em meio à guerra que prosseguia e às dificuldades e à ação dos elementos contrarrevolucionários, a burguesia viu-se levada a apelar cada vez mais para o exército e os seus comandantes”.
Disponível em https://cesad.ufs.br/ORBI/public/uploadCatalago/08400602122015Historia_Contemporanea_I_Aula_5.pdf
Esse texto descreve um período da Revolução Francesa. Assinale a alternativa que o indica.
O texto a seguir descreve a psicostasia, a pesagem das almas conforme a crença egípcia:
Após a morte e o funeral de uma pessoa no Antigo Egito, acreditava-se que a sua alma (ka) iniciaria a sua jornada pelo mundo dos mortos e, num determinado momento, chegaria ao Tribunal de Osíris, ou Sala das Duas Verdades ou Sala das Duas Maats, também definida como a Cena da Psicostasia, na qual o defunto – o réu – era julgado de acordo com as suas ações em vida pelo magistrado do mundo dos mortos – o rei Osíris – a fim de se avaliar se era merecedor de entrar no Paraíso e viver eternamente ou ser devorado e perecer.
LOPES, Beatriz Sales. REINTERPRETAÇÃO DE MITOS: As Divindades do Tribunal de Osíris,2021, p.67.

Esse trecho mostra como a religião egípcia era