Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Desde os primórdios da República norte-americana, os capitais estrangeiros entraram no país tanto sob a forma de participações, como de investimento direto. Eles se destinavam a um leque de diferentes atividades, desde a compra de terras até os bancos, dos transportes à indústria manufatureira. Chegavam pelos mais diversos caminhos. O que visivelmente permaneceu ausente nos primeiros anos foram as emissões de capital no estrangeiro. Os primeiros investimentos estrangeiros no setor de transportes destinaram-se à navegação fluvial e aos canais. Esses investimentos foram feitos principalmente por representantes de investidores estrangeiros nos EUA.
mostrar texto associado
É consenso considerar que o Brasil é parte indissociável da América Latina, fato esse que se consolidou na literatura emergente entre os séculos XVI e XVII. Tal ideia era compactuada entre os autores de países de língua latina e pelos próprios brasileiros na época. É correto afirmar que o Brasil sob este contexto passou a fazer parte da América Latina a partir do momento em que se fora cunhada a expressão “Latin América”. Ou seja, quando principalmente os EUA, a Europa e o resto do mundo passaram a considerar o Brasil como parte integrante da “Latin America” em meados dos anos 1520 e 1530.
mostrar texto associado
Os hebreus eram nativos da Mesopotâmia. Eles eram nômades e viviam em tendas, pastoreando rebanhos de cabras e ovelhas, usando jumentos, mulas e camelos como bestas de carga. A Palestina era uma estreita faixa de terra banhada pelo rio Jordão e localizada a sudeste do atual Líbano. A principal fonte da história antiga dos hebreus é a Bíblia, porém ela não relata fielmente os acontecimentos, pois sua preocupação volta-se muito mais para a unidade e identidade de um povo do que para um acontecimento narrado. A Bíblia reflete a concepção mitológica dos hebreus. Como mito, ela reflete o pensamento de um povo e como documento histórico ela permite acompanhar a evolução dos mitos e a concepção de mundo dos hebreus, fazendo referências a costumes e padrões de comportamento.
mostrar texto associado
Uma das características da civilização Asteca foi a importância dada à educação. A partir de Montezuma I, os soberanos de Tenochtitlán tornaram o ensino obrigatório, criando escolas em cada Calpulli. As escolas funcionavam em regime de internato e os alunos não poderiam ver suas famílias até concluir os estudos, com cerca de 26 anos de idade. Os pais eram proibidos de ensinar e passar conhecimentos aos filhos, pois o Estado tinha o monopólio das informações, da cultura e da arte.
A Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945), deixou um saldo terrível: mais de trinta milhões de feridos e mais de cinquenta milhões de mortos, além de outras perdas imensuráveis. Sobre esse fatídico acontecimento, analise as afirmativas abaixo:
I - No início da Segunda Guerra Mundial o avanço militar nazista foi fulminante, chegando a ocupar Paris em junho de 1940.
II - O ataque japonês a Pearl Harbor em 7 de dezembro de 1941, levou o Congresso dos Estados Unidos a declarar guerra ao Japão no dia seguinte, oficializando o confronto no Pacífico.
III - Até o início de 1942, Alemanha, Itália e Japão dominavam a guerra, executando uma contínua expansão.
IV - Durante a chamada Batalha de Stalingrado as forças soviéticas foram praticamente aniquiladas: mais de 250 mil soldados russos morreram e mais de 100 mil foram feitos prisioneiros.
Em relação as afirmativas acima, é correto afirmar: