Filtrar


Questões por página:
Em geral, as plantas terrestres habitam dois ambientes: acima do solo, onde as partes aéreas obtêm luz solar e CO2, e abaixo do solo, onde as raízes obtêm água e minerais. Sem as adaptações que permitem a obtenção desses recursos, as plantas não teriam colonizado o ambiente terrestre. A respeito da evolução das plantas, analisar os itens.

I. As funções de fixação e absorção das plantas terrestres primitivas eram assumidas pela base do caule ou por rizoides filamentosos.
II. A evolução dos tecidos vasculares consistindo em xilema e floema possibilitou o desenvolvimento de extensos sistemas de raízes e de partes aéreas que executam o transporte a longa distância.
III. Uma vez que o êxito das plantas geralmente está relacionado à fotossíntese, a evolução resultou em muitas adaptações estruturais para a obtenção eficiente de luz solar e CO2 do ar.

Está CORRETO o que se afirma:
O caule de uma planta é geralmente um órgão aéreo de onde se desenvolvem ramos, folhas e flores, e pode desempenhar funções como sustentação, condução de seiva e reserva de substâncias. Entretanto, existem algumas plantas que produzem caules subterrâneos comestíveis, como
A tabela a seguir mostra algumas espécies pertencentes ao subfilo Chelicerata, encontradas no Estado de São Paulo.

Q45.png (332×176)

Os dados apresentados permitem afirmar que
O gráfico mostra a variação da área de secção transversal total, em cm2, de alguns vasos do sistema cardiovascular de uma onça. Os números 1,2 e 3 correspondem a três diferentes tipos de vasos sanguíneos do sistema cardiovascular desse mamífero.

Q44.png (328×249)

(Christopher D. Moyes e Patricia M. Schulte. Princípios de Fisiologia Animal,2010. Adaptado)

De acordo com os conhecimentos sobre sistema cardiovascular dos mamíferos, o vaso de número
O filo Annelida e o filo Arthropoda são formados por animais encontrados em vários ambientes terrestres e aquáticos. São semelhanças embrionárias e anatômicas encontradas nos animais desses dois filos: