Filtrar


Questões por página:
(Concurso Milagres/2018) Os neurônios e as células da neuroglia compõem o sistema nervoso, e representam as primeiras unidades de recepção e transmissão de estímulos. O termo neuroglia é uma denominação conjunta de células que possuem várias funções no sistema nervoso. Levando em consideração as células da neuroglia e suas respectivas funções, preencha os devidos espaços: Células que atuam na fagocitose interna ao tecido nervoso são denominadas _________(1). Células que potencializam a transmissão de impulso envolvem os axônios. Axônios internos ao sistema nervoso central têm um envoltório mielínico produzido por células denominadas ________(2). Axônios que estão no sistema nervoso periférico têm envoltório mielínico produzido por células denominadas ___________(3). As lacunas são preenchidas corretamente por:

 

Com base nesta filogenia de Metazoa retirada de Brusca et al. (2018), responda a seguinte questão sobre a Zoologia atual:

 

De acordo com a filogenia, Porifera é um grupo monofilético e é grupo-irmão de Eumetazoa. Entretanto, uma das maiores discussões (e embates) da Zoologia atual é a base da árvore zoológica. Marque a alternativa que corresponde corretamente a duas hipóteses alternativas atualmente em discussão para a filogenia de grupos basais de Metazoa.

De acordo com as modernas definições de Protostomia e Deuterostomia (p.ex. Brusca et al.2018, Nielsen 2012), podemos dizer que duas características que diferem os grupos são, respectivamente:

Os Círculos do tempo


"Vejam que lindo", ele diz, agachando-se e colocando o disco de madeira avermelhado sobre uma das pernas para mostrar os anéis concêntricos, de largura variável, que indicam a velocidade de crescimento anual das árvores: quanto mais largo, mais a árvore cresceu naquele ano, em resposta ao suprimento de água e nutrientes. Ceccantini, em colaboração com Dieter Anhuf, da Universidade de Passau, sul da Alemanha, tem examinado os anéis para ver as respostas de árvores de várias espécies do Norte e do Sudeste do Brasil às variações de umidade e temperatura, à duração das estações secas e chuvosas - enfim, às mudanças do clima - nos últimos séculos.

(Revista FAPESP, edição 213,2013).


O trecho da reportagem acima refere-se à um estudo de Dendrocronologia, área da Botânica que se dedica a estudar os anéis de crescimento das árvores. Sobre a madeira e os anéis de crescimento é errado afirmar que:

Os Protostomia estão divididos em Spiralia e Ecdysozoa, como é consensual hoje. Entretanto, a edição anterior do livro (Brusca & Brusca 2007) utilizava uma outra hipótese filogenética para os protostômios, a Hipótese Articulata. Esta hipótese diferia da atual principalmente por: