Filtrar


Questões por página:
Os Protostomia estão divididos em Spiralia e Ecdysozoa, como é consensual hoje. Entretanto, a edição anterior do livro (Brusca & Brusca 2007) utilizava uma outra hipótese filogenética para os protostômios, a Hipótese Articulata. Esta hipótese diferia da atual principalmente por:

Maior grupo de plantas do mundo, as angiospermas, também tratadas como divisão Magnoliophyta, têm seu nome derivado do grego angio = urna e sperma = semente. Esses termos juntos fazem alusão à presença do fruto envolvendo as sementes. Além da presença de carpelos desenvolvidos protegendo as sementes, há uma série de apomorfias definindo o grupo, tais como o desenvolvimento de ápice caulinar com túnica-corpo em duas camadas, estômatos com as bordas das células-guarda no mesmo nível do poro, flores perfeitas (bissexuadas), óvulos marginais, anátropos, bitegumentados e tegumentos com duas a três células de espessura, pólen bicelular ou eventualmente tricelular no momento da liberação da antera, presença de sifonogamia, tubo crivado (floema) alongado com paredes de calose, dupla fecundação e endosperma triploide e celular (APG III 2009, citado por FORZZA, RC., org., et al.,2010). De acordo com as características reprodutivas apresentadas abaixo, identifique o mecanismo de reprodução sexuada utilizado pelas espécies A e B e assinale a alternativa correspondente a estes.

 

O corpo lúteo permanece ativo durante o início da gestação devido a um hormônio peptídico secretado pelas vilosidades coriônicas e pela placenta em desenvolvimento. Este é definido como sendo:
Uma mulher teve a sua glândula da tireoide removida devido a um câncer e passa a receber um tratamento que contém somente T4. Por que essa forma menos ativa do hormônio é um tratamento eficaz para o seu hipotireoidismo?
Muitas espécies de angiospermas apresentam mecanismos que favorecem a polinização cruzada, adotando uma estratégia alógama, já outras são autocompatíveis, sendo denominadas de autógamas. Sobre essas distintas estratégias reprodutivas, não podemos afirmar: