Filtrar

Cargo:

Escolaridade:

Ano:

Banca Organizadora:

Instituição:

Modalidade:

Disciplina:

Biologia

Assunto:

Identidade dos seres vivos

Questões por página:

Analise as afirmativas a seguir.

I. Os vermes adultos que se desenvolvem no intestino delgado medem cerca de 1 cm e 2 cm de comprimento.

II. A larva abandona a casca do ovo e, no solo, transforma-se em uma larva infectante conhecida por filarioide.

III. A larva infectante penetra na pele dos pés descalços, passa para os vasos sanguíneos e migra para vários órgãos até alcançar o intestino delgado.

IV. Outra forma de infestação é a ingestão da larva filarioide encistada, que alcança o estado adulto no intestino delgado, sem migração.

As afirmativas anteriores descrevem parte do ciclo de vida do(a):

“Doença causada por vírus, transmitida por alimentos contaminados ou pelo contato com a saliva do dente. Os sintomas são: febre e mal-estar, sendo que, em alguns casos, pode causar paralisia.” Essa doença é conhecida por:
Estudos indicam que a oxitocina, conhecida também por hormônio do amor, tem essa denominação porque desempenha papel importante nos comportamentos, como em relações interpessoais saudáveis e ligações afetivas estáveis. Esse hormônio é estruturalmente semelhante a outro, responsável pela diminuição do volume de urina excretado, conhecido por:

“O controle das secreções que atuam no intestino resulta de uma sequência de sinais químicos onde participam vários hormônios. Quando há entrada do quimo no duodeno o primeiro sinal é dado, e sua acidez estimula células da parede intestinal a liberar no sangue o homônio ___________________.”

(Amabis J. M. e Martho, G. R. Biologia dos organismos, volume 2. Editora Moderna, São Paulo,2010.)

Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

Sobre a digestão que ocorre no intestino delgado, analise as afirmativas a seguir.

I. As diversas pequenas glândulas presentes na mucosa do intestino delgado produzem secreções denominadas suco entérico.

II. No duodeno, além do suco intestinal, atua também o suco gástrico, solução aquosa alcalina que contém várias enzimas digestivas.

III. Uma das principais enzimas do suco entérico que transforma tripsinogênio em tripsina é conhecida por enterocinase.

IV. As carboidrases completam a digestão de dipeptídeos, tripeptídeos e oligopeptídeos formados por ação de enzimas proteolíticas do suco gástrico e pancreático.

Estão INCORRETAS apenas as afirmativas