Filtrar


Questões por página:

A diversidade da vida no planeta é, ainda, agrupada em cinco grandes reinos, sendo que já existem diversas propostas para uma reorganização, com a criação de novos reinos, para abrigar seres cujas características, em uma análise mais apurada, não se encaixam em determinado reino atual. Temos ainda um grupo que, mesmo nessa classificação de cinco reinos, não se encaixa em nenhum deles. São os Vírus. A respeito deles, analise as afirmações a seguir.


I. São seres acelulares, isto é, são desprovidos de organização celular.

II. São parasitas intracelulares obrigatórios, pois não têm metabolismo próprio.

III. A estrutura básica de um vírus consiste de uma cápsula protéica, contendo o material genético.


Assinale a alternativa CORRETA:

Os estudos da fisiologia humana são fundamentais para entendermos como "funciona" o nosso corpo e, dessa forma, permitir que possam ser mais bem conhecidas as doenças e, consequentemente, mais e melhores tratamentos possam ser desenvolvidos. No processo de digestão dos alimentos possuímos um conjunto diversificado de enzimas que atuam quebrando as moléculas presentes nos alimentos, de modo que possam, então, ser assimiladas. Sobre as reações que ocorrem na digestão, assinale a alternativa que associa INCORRETAMENTE a enzima ao seu substrato.
Os animais triblásticos têm seu organismo desenvolvido a partir de três camadas de células (ectoderme, mesoderme e endoderme). São formados quatro tecidos fundamentais, epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso. A respeito da origem embrionária e das funções dos tecidos, assinale a alternativa CORRETA.

Vírus (do latim virus, "veneno" ou "toxina") são pequenos agentes infecciosos (20-300 ηm de diâmetro) que apresentam genoma constituído de uma ou várias moléculas de ácido nucleico (DNA ou RNA), as quais possuem a forma de fita simples ou dupla. Os ácidos nucleicos dos vírus geralmente apresentam-se revestidos por um envoltório proteico formado por uma ou várias proteínas, o qual pode ainda ser revestido por um complexo envelope formado por uma bicamada lipídica.

Alguns vírus atacam e destroem bactérias e por isso receberam o nome de bacteriófagos ou simplesmente fagos.

Com relação a esses vírus, afirma-se que

A água que banha o nosso litoral é bastante fria, devido, principalmente, à influência das correntes marítimas que vêm do sul. Essas correntes trazem consigo uma enorme quantidade de plâncton. Em biologia marinha e limnologia chama-se fitoplâncton ao conjunto dos organismos aquáticos microscópicos que têm capacidade fotossintética e que vivem dispersos flutuando na coluna de água, muitas vezes, representado por aquela "nata" que sobrenada na zona continental e que está constituída, principalmente, por algas marrons.

Estas algas são, taxonomicamente, classificadas como