Questões de Concurso
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                     Após sua permanência no estômago, o alimento é transformado em uma massa pastosa denominada de quimo e deslocado para o intestino. No intestino, é realizada a principal parte da digestão e da absorção do alimento pelo organismo. Quando entra em contato com a parede intestinal, o quimo estimula a secreção de um hormônio, que é responsável por estimular a secreção de bicarbonato de sódio (NaHCO3) pelo pâncreas para neutralizar sua acidez. Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta o hormônio responsável pela produção de NaHCO3 no intestino. 
    
O gráfico acima representa as variações das concentrações dos hormônios folículo estimulante (FSH) e luteinizante (LH) durante um ciclo menstrual de 28 dias de uma mulher que não usa anticoncepcionais. A pílula anticoncepcional é um método contraceptivo hormonal, que é uma mistura de derivados sintéticos de estrogênio e progesterona, os quais alteram as concentrações dos hormônios FSH e LH. Considerando essas informações, assinale a alternativa que apresenta a ação da pílula sobre o ciclo menstrual.
 Médicos e nutricionistas recomendam o consumo de alguns alimentos porque, em sua composição, são encontrados minerais importantes para o bom funcionamento do organismo. Entre eles, existe um mineral, presente em cereais integrais e vegetais verdes, que atua como componente de muitas coenzimas, sendo necessário para o funcionamento normal de nervos e músculos. Esse mineral é o 
     Leia o texto abaixo.  
Sistema Nervoso
Embora pareça muito simples, o cérebro é imensamente complicado. É uma massa de tecido esbranquiçado, bastante mole ao tato, que ocupa cerca de metade do volume da cabeça. Fica posicionado no alto da cabeça, acima dos olhos e dos ouvidos, estendendo-se para trás e para a parte inferior da cabeça. Quase tão importante quanto o cérebro é o restante do sistema nervoso. A medula espinhal estende-se do cérebro para baixo, ao longo da coluna. O cérebro e a medula espinhal formam o sistema nervoso central. Ao longo do comprimento da medula espinhal saem nervos semelhantes a fios que se dividem e se ligam com quase todas as partes do corpo. Os nervos transportam mensagens dos órgãos dos sentidos para o cérebro, e também instruções do cérebro para outras partes do corpo. O cérebro funciona como uma rede telefônica complicada, mas muito compacta, com um complexo fluxo de mensagens que chegam, são selecionadas e depois dirigidas a seu destino apropriado.
Disponível em: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/sistemanervoso.php. Acesso em 31 de março de 2016. Fragmento. Adaptado.
Um estudante de biologia, ao fazer um experimento, extraiu o cerebelo de uma cobaia. Neste experimento, a cobaia perderá a capacidade de
    Sistema Nervoso
Embora pareça muito simples, o cérebro é imensamente complicado. É uma massa de tecido esbranquiçado, bastante mole ao tato, que ocupa cerca de metade do volume da cabeça. Fica posicionado no alto da cabeça, acima dos olhos e dos ouvidos, estendendo-se para trás e para a parte inferior da cabeça. Quase tão importante quanto o cérebro é o restante do sistema nervoso. A medula espinhal estende-se do cérebro para baixo, ao longo da coluna. O cérebro e a medula espinhal formam o sistema nervoso central. Ao longo do comprimento da medula espinhal saem nervos semelhantes a fios que se dividem e se ligam com quase todas as partes do corpo. Os nervos transportam mensagens dos órgãos dos sentidos para o cérebro, e também instruções do cérebro para outras partes do corpo. O cérebro funciona como uma rede telefônica complicada, mas muito compacta, com um complexo fluxo de mensagens que chegam, são selecionadas e depois dirigidas a seu destino apropriado.
Disponível em: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/sistemanervoso.php. Acesso em 31 de março de 2016. Fragmento. Adaptado.
Um estudante de biologia, ao fazer um experimento, extraiu o cerebelo de uma cobaia. Neste experimento, a cobaia perderá a capacidade de
 Considere os seguintes eventos biológicos: 
I. Formação dos espermatozóides; II. Origem de gêmeos univitelínicos (monozigótico); III. Recombinação do material genético; IV. Organogênese; V. Formação de blastômeros.
Pode-se afirmar que
    I. Formação dos espermatozóides; II. Origem de gêmeos univitelínicos (monozigótico); III. Recombinação do material genético; IV. Organogênese; V. Formação de blastômeros.
Pode-se afirmar que
