Filtrar


Questões por página:
O Teste de Coombs é um tipo de exame de sangue que analisa a presença de anticorpos específicos que atacam as células vermelhas do sangue, provocando a sua destruição; é capaz de levar ao aparecimento de um tipo de anemia conhecida como hemolítica. O Coombs direto, também chamado de Teste da Antiglobulina Humana Direto (TAD), é o principal exame empregado na investigação das anemias hemolíticas autoimunes. Quando um TAD na doença hemolítica do recém-nascido é diagnosticado, o teste será positivo, devido aos anticorpos maternos (IgG) que atravessam a barreira placentária e se fixam aos eritrócitos fetais. Alguns cuidados devem ser tomados para se ter um controle de qualidade do teste. São consideradas razões para resultados falso-positivos no Teste de Antiglobulina, EXCETO:
Qual dos testes imunológicos abaixo podem ser empregados na detecção de Cryptococcus spp:

As imunoglobulinas são moléculas de glicoproteínas produzidas pelos plasmócitos em resposta a um imunógeno. No que concerne às suas funções e estruturas, assinale a alternativa CORRETA.

O uso de anticorpos monoclonais é um campo em ascensão na medicina oncológica e outras especialidades. Na prática clínica, a nomenclatura desses anticorpos recebe os sufixos monab, ximab ou zumab, baseada no grau de:
O soro de Coombs é amplamente empregado em testes imuno-hematológicos nos laboratórios dos serviços de hemoterapia. O teste de Coombs direto permite evidenciar a presença de anticorpos aderidos na membrana: