Filtrar


Questões por página:
Os exames de sorologia detectam anticorpos contra antígenos de bactérias, vírus, fungos, protozoários ou outros microrganismos. Qual técnica NÃO permite identificar anticorpos e o potencial contato com agentes infecciosos?

Acerca do estudo e da observação das células por técnicas de microscopia, julgue o item.


A técnica de microscopia de fluorescência permite a detecção de moléculas específicas em uma célula de estudo, por meio da marcação dessas moléculas com corantes fluorescentes ou anticorpos.

A coleta de amostras de sangue para testes sorológicos deve ser realizada preferencialmente com o paciente em jejum. Nos testes sorológicos para diagnósticos das DST e AIDS, o fato de o paciente não estar em jejum não impede a coleta, a menos que ele tenha ingerido alimentos gordurosos, nas últimas três horas. Analisando os itens abaixo assinale o que não corresponde a um material utilizado para a coleta de sangue para detecção das doenças em questão:
Anticorpos antinucleares ocorrem em mais de 98% dos indivíduos com lúpus eritematoso, quando pesquisados por IFI, utilizando-se células HEp-2. O(s) autoanticorpo(s) específico(s) de maior utilidade clínica na doença é(são):
No diagnóstico imunológico da toxoplasmose em recém-natos, os melhores marcadores são: