Filtrar


Questões por página:

Andrade e Freitas (2016) relatam algumas experiências didáticas nas quais professoras de Educação Física promovem a inclusão de alunos com deficiência nas aulas. As ações dessas professoras são assim descritas:


“[...] elas convocam os alunos a realizarem as atividades, orientam, explicam, demonstram e, assim, pelas relações intersubjetivas, os conteúdos trabalhados vão se tornando significativos para os alunos com deficiência e esses realizam as tarefas, tendo, como os demais, possibilidades de aprendizagem na escola regular.”


A conclusão a que se chega é que

Atendendo às recomendações de Alves e Duarte (2012), para que o professor de Educação Física promova a inclusão de alunos com deficiência
O bullying é um comportamento agressivo e antissocial definido, em geral, como condutas agressivas sistematizadas, movidas pelo desejo consciente e deliberado de maltratar uma pessoa e colocá-la sob tensão. O professor de Educação Física precisa ficar atento ao que acontece com seus alunos para poder intervir, quando necessário. Segundo Weimer e Moreira (2014), o professor deve saber que o(s) agressor(es) escolhe(m) suas vítimas, geralmente entre as pessoas
Ao relacionar esporte e inclusão, podemos favorecer tanto estudantes em algum estado de vulnerabilidade social quanto os que têm algum tipo de deficiência, além de promover momentos de empatia e trabalho em equipe entre todos os envolvidos da turma. NÃO representa um aspecto positivo do esporte para a inclusão:
"A deficiência motora caracteriza-se pelos impedimentos nos movimentos e na coordenação de membros e/ou de cabeça, em que a pessoa necessitará de adaptações que garantam a acessibilidade motora, ou seja, o seu acesso a todos os espaços, serviços e instituições..."
"... A segregação se torna ainda mais grave quando a deficiência motora acomete consideravelmente a fala e impede o uso da comunicação oral de forma fluente..." CAVALCANTE. Tícia Cassiany Ferro. A pessoa com deficiência motora frente ao processo de alfabetização. Disponível em: http://www.serdigital.com.br. Acesso em 14/05/2018.
A acessibilidade aos recursos educacionais é fundamental para os alunos com necessidades especiais e a sala de recursos tem papel fundamental para o auxílio na evolução desses alunos. Sobre a sala de recursos, analise as alternativas a seguir:
I. Tem como objetivo apoiar os sistemas públicos de ensino na organização e a oferta do atendimento educacional especializado. II. Tem como objetivo reorganizar os currículos dos alunos com necessidades especiais, dispensando a base nacional curricular. III. Devem estar organizadas com equipamentos de informática, ajudas técnicas, materiais pedagógicos e mobiliários adaptados, para atendimento às necessidades educacionais especiais dos alunos. IV. Devem contribuir para o fortalecimento do processo de inclusão educacional nas classes comuns de ensino.
São afirmativas corretas: